INCLUSÃO DIGITAL

SindiSat reage à Telebras e nega 'guerrilha comercial'

Ana Paula Lobo ... 11/05/2018 ... Convergência Digital

Em nota encaminhada ao portal Convergência Digital nesta sexta-feira, 11/05, o Sindisat - Sindicato Nacional de Empresas de Telecomunicações por Satélite - reage às declarações dadas pelo presidente da Telebras, Jarbas Valente, em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, na quarta-feira, 09/05.  Valente explicou que todas as operadoras interessadas no negócio eram estrangeiras - como é a norte-americana Viasat escolhida como parceira, mas que a Justiça contesta o acerto pela não revelação dos detalhes do contrato comercial acertado.

Valente sustentou o entendimento que as ações movidas pelo SindiTelebrasil, representando as teles contra o GESAC, e das empresas de satélite, nada mais do que uma briga por interesses comerciais. Ainda de acordo com a Telebras, as propostas feitas não tinha abrangência nacional, e portanto, não serviriam ao Plano Nacional de Banda Larga.
 
Na nota oficial, o Sindisat diz: Sobre as últimas declarações da Telebrás segundo as quais os processos judiciais envolvendo a contratação da ViaSat seriam uma “tática de guerrilha comercial”, o Sindisat (Sindicato Nacional de Empresas de Telecomunicações por Satélite) esclarece que tal argumento procura apenas desviar o foco da discussão - que se resume à existência de fortes indícios de ilegalidade na contratação. Este fato foi reconhecido por duas instâncias do judiciário e pela Procuradoria Geral da República".

Ainda no comunicado, o Sindisat sustenta que 'pleiteia a transparência e um modelo de condições iguais para todos em sintonia com as transformações que se pretende para termos um Brasil cada vez melhor.'  A primeira vitória da Telebras foi obtida na ação liminar impetrada pelo SindiTelebrasil que questionava a inexibilidade da cessão do contrato do Gesac (programa Governo Eletrônico Serviço de Acesso ao Cidadão) à estatal. Hoje o serviço é prestado pelo consórcio entre Embratel e Oi e a vigência do contrato termina em junho.

A Telebras, por sua vez, sustenta que o acordo com a Viasat é legal e insiste que não há qualquer risco à soberania do Brasil no uso do satélite geoestacionário de defesa e comunicações e que a parceria, além de economizar R$ 900 milhões de orçamento próprio da estatal, garante os recursos para a compra de mais dois satélites.


 

 


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Parceira da Telebras amplia WiFi via satélite no México para áreas urbanas

Dois anos depois de começar a explorar banda larga satelital em áreas remotas do país, como promete fazer no Brasil, a empresa americana Viasat anuncia conexões de 100 Mbps e preços para competir com internet fixa.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

"O cidadão é o mesmo no município, no Estado e no governo federal. Tem de existir um atendimento único. Não pode ter briga com as Prods. Esse é o nosso desafio", afirma o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Telebras considera preços defendidos pelo TCU como 'sugestão', não como 'obrigação'

Presidente da estatal, Jarbas Valente, espera concluir negociações com a Viasat antes do prazo de 90 dias determinado pelo Tribunal.

TCU libera GESAC, mas exige mudanças no contrato entre Telebras e Viasat

Tribunal de Contas reconheceu como válida a inexigibilidade de licitação pela Telebras. Também entendeu como legal o acordo firmado com a Viasat, mas exigiu uma renegociação de condições financeiras mais favoráveis.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G