Home - Convergência Digital

Huawei fecha acordo com Positivo para voltar a vender celulares no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann - 06/06/2018

Cinco anos depois da primeira tentativa, a Huawei vai voltar a apostar na venda de smartphones no Brasil. A fabricante chinesa anunciou nesta quarta, 6/6, um acordo com a brasileira Positivo, que primeiro vai importar e comercializar os aparelhos, mas com planos de trazer a montagem também para o país.

“O custo ainda é alto para fabricação [no Brasil]. Viremos passo a passo. Vamos tentar introduzir os produtos aos consumidores. Se os brasileiros gostarem muito, vamos para o próximo plano”, afirma o chefe de desenvolvimento de equipamentos da Huawei no Brasil, Adam Ersong. E o que seria uma indicação de que os brasileiros gostaram? “Se conseguirmos pelo menos 1% de market share no primeiro ano, pode acontecer”, completa.

O anúncio fez parte das comemorações de 20 anos da chegada da fabricante chinesa no país. E marca uma virada importante nos negócios da empresa. Segundo seu chairman global, Liang Hua, este ano, pela primeira vez, as receitas com produtos de consumo, dos quais os smartphones são o carro-chefe, serão superiores ao faturamento com equipamentos de rede.

A Huwei vendeu 153 milhões de celulares em 2017, o que representou 8,8% do mercado mundial de aparelhos. Para 2018, projeta uma fatia um pouco maior, de 11,3%. A empresa já é a terceira maior no ramo, atrás apenas da coreana Samsung e da norte-americana Apple. E parte para uma estratégia que inclui as vendas no Brasil para tentar tomar o segundo lugar da dona dos iPhones.

A meta indicada pela Huawei significa conseguir vender 500 mil aparelhos no primeiro ano. Em princípio chegarão o celular top da fabricante, a linha P20, e um intermediário, da linha chamada ‘nova’. Da parte da Positivo, que já atua na revenda de aparelhos de entrada, há uma clara confiança de que a ‘fase 2’ virá em breve.

“Nesta primeira etapa temos o licenciamento pela Positivo. Vamos trabalhar na criação e percepção dessa marca pelos brasileiros. São produtos muito premium, um segmento que ainda não atuamos porque estamos mais colocados em produtos de entrada. Mas existe um plano de médio-longo prazo. Nosso objetivo é sermos os fabricantes”, revela o vice-presidente de mobilidade da Positivo, Norberto Maraschin Filho.

A expectativa da Huawei e da Positivo é que os aparelhos comecem a ser vendidos em agosto, no máximo em setembro deste 2018. Os executivos não quiseram adiantar qual será o preço dos produtos no Brasil, mas dão pistas de que são aparelhos, como o P20, que virão competir com as linhas premium da concorrente Samsung. Na Europa, onde já foi lançada, essa linha top está na casa dos 800 Euros, ou coisa de R$ 3,5 mil.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

06/06/2018
Huawei fecha acordo com Positivo para voltar a vender celulares no Brasil

19/04/2018
Brasil já contabiliza mais de 1 smartphone ativo por habitante

28/03/2018
Disputa de fornecedores impulsiona venda de smartphones no Brasil

05/02/2018
Celular é a nova carteira de identidade dos brasileiros

05/12/2017
Migração total do 2G exige smartphones mais baratos

04/12/2017
Brasileiros dizem adeus aos feature phones

01/11/2017
Um em cada três smartphones terá Inteligência Artificial nativa

31/10/2017
Smartphones responderam por 59% dos acessos à Internet na América Latina

10/10/2017
Microsoft mata Windows Phone e fracassa, mais uma vez, em Telecom

02/10/2017
Claro Brasil: fabricantes de smartphones precisam tratar o Brasil como país de 1º mundo

Destaques
Destaques

Brasileiro cada vez mais assiste TV conectado à Internet

Pesquisa mostra que 46% dos entrevistados disseram que 'sempre' navegam na Rede enquanto assistem televisão. O smartphone é o dispositivo mais usado para navegar na Internet.

Celular é o meio mais usado para as transações bancárias

Pesquisa Febraban mostra que no mobile banking, as transações pularam de 18,6 bilhões para 25,6 bilhões, um incremento de quase 40%. Já as feitas pela Internet registraram pequeno crescimento passando de 15,5 bilhões para 15,8 bilhões em 2017.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

A grande oportunidade da IA no negócio do carro conectado

Por: Eduardo Prado *

Os dados do seu carro vão valer ouro e não falta muito para isso, antecipa o consultor Eduardo Prado, em artigo exclusivo ao portal Convergência Digital.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site