INCLUSÃO DIGITAL

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/06/2018 ... Convergência Digital

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 27/6, que vai desativar a unidade responsável pelo desenvolvimento do Aquila, o drone do tamanho de um Boeing 737 pelo qual prometia uma solução de conectividade em banda larga para áreas remotas. A rede social disse que desiste de uma solução própria, mas que vai trabalhar com parceiros como a Airbus. Com a decisão, o Google fica sozinho no projeto de levar Internet a áreas remotas com novas tecnologias. A rival do Facebook conduz o projeto Loon, de balões para acesso à Rede, mas também estuda o uso de drones.

“Quando começamos o programa Aquila, em 2014, pouquíssimas empresas estavam envolvidas com essa área”, postou o diretor de engenharia do FB, Yael Maguire, para emendar em seguida que “foi excitante ver empresas da indústria aeroespacial começar a investir nessa tecnologia” e que “diante desse desenvolvimento, decidimos não mais desenhar ou construir nossa própria aeronave e fechar a unidade”, que funcionava na cidade inglesa de Bridgewater.

O Facebook considera a experiência bem sucedida depois de dois voos, especialmente o segundo que depois de quase duas horas no ar, conseguiu pousar – o primeiro caiu no deserto do Arizona, dos EUA. Curiosamente, o anúncio de que o projeto será abandonado vem exatamente um ano depois daquele segundo voo.

“Adiante, vamos continuar a trabalhar com parceiros como a Airbus em conectividade HAPS [plataformas de alta altitude] em geral e em outras tecnologias necessárias para esse sistema funcionar, como controles de voo e baterias de alta densidade. No lado político, vamos trabalhar em uma proposta para a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019 [da UIT] para garantir mais espectro para HAPS”, conclui o comunicado da rede social.



TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

CPFL: É preciso predisposição para se ter um consenso no uso dos postes

"Não é fácil, mas é preciso existir um alinhamento. Estão todos do mesmo lado", diz o diretor da CPFL, André Luiz Gomes.

Swap de fibras é mandatório para levar banda larga em regiões desassistidas

Compartilhamento de infraestrutura é essencial para reduzir custos e definir modelos de negócios nas cidades onde as teles não investiram, observa o CEO da UmTelecom, Rui Gomes.

Anatel vai avaliar cobertura em banda Ka para troca de 450 MHz por satélite

Com a questão ainda empatada no Conselho Diretor, área técnica da agência terá 30 dias para demonstrar qual é a capacidade real de substituição dos compromissos assumidos pelas operadoras.

Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Segundo a vice-presidente da empresa americana, Lisa Scalpone, ofertas levam em conta a realidade de cada cidade com serviços de WiFi Comunitário, mas também será direcionada para empreendedores e usuários domésticos.

UIT: Cada 10% de penetração da banda larga eleva PIB em até 1,5%

Estudo da União Internacional de Telecomunicações indica que o crescimento da banda larga móvel tem impacto mais significativo entre os países mais pobres.

Novo edital para Cidades Digitais exige compartilhamento das fibras

Edital vai beneficiar 107 municípios com R$ 64 milhões para a implantação de infraestrutura de banda larga.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G