INCLUSÃO DIGITAL

Facebook abandona projeto de drones para conectar áreas remotas

Luís Osvaldo Grossmann ... 27/06/2018 ... Convergência Digital

O Facebook anunciou nesta quarta-feira, 27/6, que vai desativar a unidade responsável pelo desenvolvimento do Aquila, o drone do tamanho de um Boeing 737 pelo qual prometia uma solução de conectividade em banda larga para áreas remotas. A rede social disse que desiste de uma solução própria, mas que vai trabalhar com parceiros como a Airbus. Com a decisão, o Google fica sozinho no projeto de levar Internet a áreas remotas com novas tecnologias. A rival do Facebook conduz o projeto Loon, de balões para acesso à Rede, mas também estuda o uso de drones.

“Quando começamos o programa Aquila, em 2014, pouquíssimas empresas estavam envolvidas com essa área”, postou o diretor de engenharia do FB, Yael Maguire, para emendar em seguida que “foi excitante ver empresas da indústria aeroespacial começar a investir nessa tecnologia” e que “diante desse desenvolvimento, decidimos não mais desenhar ou construir nossa própria aeronave e fechar a unidade”, que funcionava na cidade inglesa de Bridgewater.

O Facebook considera a experiência bem sucedida depois de dois voos, especialmente o segundo que depois de quase duas horas no ar, conseguiu pousar – o primeiro caiu no deserto do Arizona, dos EUA. Curiosamente, o anúncio de que o projeto será abandonado vem exatamente um ano depois daquele segundo voo.

“Adiante, vamos continuar a trabalhar com parceiros como a Airbus em conectividade HAPS [plataformas de alta altitude] em geral e em outras tecnologias necessárias para esse sistema funcionar, como controles de voo e baterias de alta densidade. No lado político, vamos trabalhar em uma proposta para a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2019 [da UIT] para garantir mais espectro para HAPS”, conclui o comunicado da rede social.



America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G