INTERNET

Assespro quer suspender todas ordens judiciais de acesso a conteúdos no exterior

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/07/2018 ... Convergência Digital

A Assespro Nacional apresentou ao Supremo Tribunal Federal um novo pleito dentro do processo que move para exigir o uso do acordo de cooperação judicial com os Estados Unidos para acesso a informações armazenadas fora do Brasil. Ao reiterar como obrigatório o uso do chamado MLAT, a entidade quer que o Supremo suspenda todas as ordens judiciais que determinam acesso a conteúdos sem o uso desse instrumento legal.

“O Poder Judiciário brasileiro tem competência para determinar a entrega do conteúdo das comunicações privadas dos usuários. Contudo, para executar decisões fora da jurisdição brasileira, é necessária a observância do devido processo legal previsto no Decreto 3.810/2001”, insiste na Ação Declaratória de Constitucionalidade 51.

E emenda com o pedido de “concessão de medida cautelar para o fim de suspender, com efeitos erga omnes [para todos], as decisões, ou a execução de decisões, proferidas nos processos judiciais em que houve determinação de entrega de conteúdo de comunicação privada sem a observância do devido processo legal, qual seja, o previsto no Decreto n. 3.810/2001, até o ulterior julgamento de mérito da presente ADC”.

O repetido Decreto é justamente o instrumento legal brasileiro que validou o acordo de cooperação jurídica com os EUA. No entender da Assespro, e do Facebook, que também participa da mesma ação, não é possível à Justiça brasileira exigir a entrega de conteúdo de comunicações, ainda que de nacionais, que estejam armazenadas em outros países.

O uso específico do MLAT é porque em geral são americanas como o próprio FB, Google ou Whatsapp os principais alvos de tais decisões questionadas. A ação lembra as multas já aplicadas contra essas empresas no Brasil por não entregarem as informações exigidas, ou mesmo ordem de prisão, como aconteceu em 2016 com o vice-presidente do Facebook no país.


Facebook recebe multa máxima, mas baixa, por violar dados dos cidadãos da Inglaterra

Mas montante aplicado - cerca de US$ 650 mil - não é relevante para os cofres da rede social que, hoje, tem valor estimado em 590 bilhões de dólares. Para o órgão regulador britânico faltou transparência ao Facebook.

You Tube investe US$ 25 milhões em plataforma para combater as Fake News

Empresa do Google proporcionará links para a Wikipedia ou para a Enciclopédia Britânica em vídeos de temas controversos ou ligados a conspirações, como, por exemplo, a chegada do homem à Lua.

Justiça Eleitoral proíbe propaganda no Facebook antes do início da campanha

O entendimento é de que os links patrocinados também precisam respeitar o calendário eleitoral, que fixou em 16 de agosto o início da propaganda eleitoral.

Pequenos provedores concentram dois terços dos novos acessos internet no Brasil

Maior parte dos planos contratados no País tem acessos entre 2 Mpbs e 12 Mbps, mas os acessos de 34 Mbps mostram boa evolução no quinto mês do ano, segundo dados da Anatel.

Erro de software cria problema para mais de 800 mil usuários do Facebook

Rede social, que tenta recuperar a credibilidade arranhada com o escândalo da venda de dados com a Cambridge Analytica, admite que desbloqueou temporariamente pessoas indesejadas na rede social e em seu serviço de mensagens.

Revista Abranet 24 . maio-junho-julho 2018
Veja a Revista Abranet nº 23 A Convenção Abranet 2018 reuniu, na Bahia, cerca de cem empresas de internet. As discussões foram além do dia a dia e abordaram aspectos como planejamento, inovação e estratégia.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G