Convergência Digital - Home

Órgãos têm até 16/7 para aderir ao pregão de nuvem do governo federal

Convergência Digital
Luis Osvaldo Grossmann - 04/07/2018

O Ministério do Planejamento abriu nesta quarta, 4/7, o prazo para que os órgãos públicos federais manifestem interesse em participar do pregão unificado de serviços de computação em nuvem. O pregão será no regime de intenção de registro de preços e para fazer parte os órgãos devem fazer essa indicação exclusivamente por meio do portal de compra do governo federal.

“O governo federal pretende, com a utilização dos recursos de Infraestrutura como Serviço (IaaS) e de Plataforma como Serviço (PaaS) propiciados pelo serviço de nuvem, atender às necessidades de órgãos que não possuem infraestrutura própria ou que dispõem de infraestrutura, mas não de recursos para garantir a segurança adequada aos dados”, diz o MPOG no comunicado desta quarta.

A ideia, vale lembrar, é contratar a nuvem associada a um modelo de ‘broker’ – a Secretaria de TICs do Planejamento chegou a pensar em duas nuvens orquestradas, mas preferiu começar com uma só. Após a publicação da ata de preços será permitida a adesão de outros órgãos e entidade durante a validade dos valores ali previstos, em geral 12 meses.

O Núcleo de Contratações de Tecnologia da Informação do Sisp reforça que “não serão consideradas as manifestações encaminhadas por correio eletrônico nem pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), apenas aquelas enviadas pelo Portal de Compras”. Dúvidas podem ser sanadas pelo email aquisicoes-detic@planejamento.gov.br ou, entre 9h e 18h, pelos telefones: 61 2020-2363, 61 2020-2055, 61 2020-2056.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Google mantém Brasil fora da estratégia de data center na América Latina

Companhia está investindo US$ 140 milhões para triplicar o tamanho do data center no Chile, com a geração de 1200 empregos diretos e indiretos. No Brasil, o regime especial para datacenters não sai do papel, como todas as ações de políticas públicas para TICs.

Dados pessoais: Empresas admitem a venda. Consumidores reagem às violações

Pesquisa global, feita pela Frost & Sullivan, para a CA Technologies, apura que a confiança digital se transformou em ativo essencial nos negócios. "Vivemos a encruzilhada da era das informações", diz Jarad Carleton, Diretor de Cibersegurança da consultoria.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dos ambientes offline à estratégia MultiCloud

Por Fabio Gordon*

É preciso reconhecer a necessidade de mudança, entender que o seu data center de 20 anos não vai mais suportar os negócios digitais. É imprescindível fazer um diagnóstico do seu ambiente de TI e começar a mudar. E rápido, porque é provável que os seus competidores já estejam fazendo isso.

Nuvem é o agora e o futuro da competitividade

Por Artur Hansen*

Em cloud, todo investimento é hermético, organizado de acordo com as justas necessidades de cada empresa.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site