TELECOM

TV paga: Modelo não muda e sangria de assinantes já dura três anos e meio

Luís Osvaldo Grossmann ... 06/07/2018 ... Convergência Digital

O mercado brasileiro de televisão por assinatura terminou o mês de maio deste 2018 com um total de 17.855.020 contratos ativos. Depois de um período de expansão com a entrada das operadoras de telecomunicações no segmento, em fins de 2011, a TV paga brasileira encolhe há três anos e meio, período em que perdeu praticamente 10% da base de assinantes.

O pico do mercado foi em novembro de 2014, quando o setor contava com 19,81 milhões de assinantes, depois de uma expansão de quase 50% da base a partir da vigência da Lei 12.485/11. Desde então, foram-se 1,95 milhão de acessos ativos, ou 9,8% desde o pico. Apenas na passagem de abril para maio deste ano, o recuo foi de 52,3 mil acessos.

O resultado dessa sangria é a falta de mudança no modelo de contratação dos serviços - os consumidores não têm direito a escolher seus pacotes ou montar sua programação, de acordo com a sua preferência ou condições de pagamento e a consolidação das OTTs, como Netflix e os seus derivados, com pacotes mais flexíveis e com custo muito abaixo da TV paga.

De acordo com os dados da Anatel,  a Net/Claro concentra sozinha metade do mercado, ou 8,9 milhões de assinantes. É seguida pela Sky, com 29% do total, ou 5,2 milhões de acessos. Oi e Telefônica disputam a terceira posição, cada uma com 8% do mercado e 1,5 milhões de clientes.


Internet Móvel 3G 4G
BNDES recebe 54 projetos de IoT e selecionados terão apoio de R$ 30 milhões

São 23 projetos que propõem soluções de Internet das Coisas para cidades, 17 para saúde e 14 para campo. Juntos, envolvem investimentos de R$ 360 milhões. Banco vai selecionar, até outubro, as empresas que vão receber empréstimos não reembolsáveis.

Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Bloqueio de celular pirata será estendido a mais 10 estados

A partir de domingo, 23/9, quem tiver aparelho sem IMEI válido vai começar a receber mensagens de que o celular será bloqueado a partir de dezembro. Ativo em Goiás e no Distrito Federal desde fevereiro, sistema bloqueou cerca de 41 mil aparelhos.

TV paga: pirataria tem mais 'assinantes' que a Netflix no Brasil

Consultoria Business Bureau diz que a OTT possui 18% do mercado de assinatura de streaming de vídeo. A Globo Play fica na segunda posição, mas com apenas 4%. Pirataria no Brasil fica bem acima da média da América Latina.

Justiça mantém Pharol e Nelson Tanure fora da Oi até aporte de capital

Juiz Fernando Viana, da 7ªVara Empresarial do Rio de Janeiro, manteve a suspensão dos direitos políticos dos conselheiros e diretores da Oi ligados aos grupos.

GSMA: Parceria em conteúdo é melhor para teles que produção própria

Apesar de iniciativas em investir nesse campo, estudo da associação destaca que licenciamento de conteúdo é caminho mais realista para teles.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G