TELECOM

Anatel abre consulta sobre plano estrutural de redes

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/07/2018 ... Convergência Digital

A Anatel abre nesta terça, 10/7, por 30 dias, a consulta pública do Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, documento que nasce com o objetivo de ser a referência para a próxima década de onde devem ser realizados os investimentos em infraestrutura no Brasil, com base no mapa das deficiências atuais.

Com base no diagnóstico das redes de telecom, o PERT aponta para a construção de redes de transporte em fibra óptica em mais de 2 mil municípios do país, para a ampliação da cobertura móvel 3G, mas preferencialmente 4G, e para o aumento de capacidade de redes já existentes, mas incapazes de fornecer velocidades superiores a 5 Mbps.

Como metas, o backhaul de fibra deve chegar a 75% dos municípios, sendo adotado backhaul de rádio de alta capacidade nos demais; a expansão da telefonia móvel a todos os distritos, inclusive os 2 mil deles onde não há nenhum serviço celular; a oferta de pelo menos 3G em todas as sedes municipais, com vistas à expansão para o 4G.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.

Teles questionam no STF leis sobre cobrança e desbloqueio de celular

Em duas ADIs, empresas reclamam que leis do Rio de Janeiro invadiram a competência federal para tratar de telecomunicações.

Anatel reserva parte da faixa de 1,9 GHz da Claro para conexões via satélite

Ao analisar prorrogação do uso para telefonia fixa, agência reduziu prazo a cinco anos com vistas a mudar a destinação para o serviço móvel global por satélite.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G