INTERNET

São Paulo quer sistema único para gerir emaranhado de cabos e redes

Por Roberta Prescott* ... 18/07/2018 ... Convergência Digital

O ordenamento das redes, sejam aéreas ou subterrâneas, é cada vez mais urgente para resolver o problema do emaranhado de fios nos postes, muitos deles em decorrência da ocupação clandestina, e do congestionamento dos dutos no subsolo. O tema foi mais uma vez debatido em workshop realizado na Fiesp, nsta quarta-feira (18/7).

No evento, representantes da prefeitura, da Eletropaulo, do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp) e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) trataram de soluções tecnológicas e padronização de procedimentos para a execução de projetos, obras e fiscalização. Também abordaram as necessidades de realização de planejamento integrado e compartilhamento da infraestrutura das redes aéreas e subterrâneas.

Representando Vitor Levy Castex Aly, secretário da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) do Município de São Paulo, Marcos Romano, explicou que a prefeitura criou um grupo interno com a presença de algumas empresas de telecomunicações para entender as necessidades decorrentes das novas tecnologias e como os projetos devem ser encaminhados. 

Romano aproveitou o encontro com o setor para compartilhar detalhes do projeto GeoConvias, que está mudando de nome para GeoInfra, mas segue com o objetivo  de ter registrado em um sistema único toda a infraestrutura da cidade, seja aérea, seja subterrânea. Como benefício, Romano citou a disponibilização da base de dados georreferenciados unificada das instalações das permissionárias.

A prefeitura está, inclusive, migrando o sistema do Smallworld da GE para uma solução baseada em software livre. “Hoje temos duas redes de telecomunicações cadastradas e temos outros cadastros em fase de formatação”, detalhou. O escopo do projeto é vasto, ressaltou Romano, explicando que apenas neste ano as empresas de telecom apresentaram 350 projetos e outras concessionárias, como a Comgás, têm planos de expansão. “Todas as empresas estão com volume de obra muito grande”, frisou.

Para Carlos Augusto Kirchner, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (Seesp/FNE), os municípios precisam ter papel de protagonistas no combate ao emaranhado de cabos. Kirchner relatou o caso de Bauru, onde a Secretaria de Obras, por meio da Comissão de Infraestrutura Aérea Urbana de Bauru (Coinfra), levo a cabo uma iniciativa de limpeza de cabeamento.

“Sob liderança da CPFL e com participação das empresas de telecomunicações, fizemos um plano de ação para que a totalidade do material que foi abandonado no espaço público aéreo fosse removida e dada a destinação devida”, disse. Com isto, Bauru pretende aumentar a cobertura de banda larga no município, oferecer melhor qualidade dos serviços prestados, efetuar a correção dos desordenamentos de cabos e retiradas de todas as reservas técnicas em desacordo com as normas técnicas.

Cenário de insatisfação

Arrumar a desordem na ocupação dos postes está entre as prioridades da Eletropaulo. O cenário atual é de insatisfação por parte de todos os entes afetados, da população ao poder público. A distribuidora recebe 7 mil ligações por ano reclamando de cabos no chão e direciona equipe para até local. Contudo, conforme explicou Sidney Simonaggio, vice-presidente de relações externas da Eletropaulo, as equipes, ao chegar, constatam que se trata de cabos de telecom.

Simonaggio pontuou que é importante acelerar a velocidade do reparo e que a ausência de notificação da distribuição não elide a responsabilidade dos ocupantes dos pontos. Para dar agilidade ao processo, a empresa criou internamente uma coordenação de compartilhamento de postes, com equipe de fiscalização, operação de campo, análise técnica de projetos, entre outros. 


2018: o ano para o Facebook apagar da sua história

Rede social admitiu que houve roubo de dados de 29 milhões de usuários na brecha de segurança descoberta no mês passado. De 15 milhões de usuários violados, foram roubados dois conjuntos de informações: nome e detalhes de contato, incluindo número de telefone, e-mail ou ambos, dependendo do que os indivíduos tinham em seus perfis.

Brasil é o segundo país do mundo a ter portal do Cidadão do Facebook

Ferramenta, criada por conta das eleições nos EUA em 2016, permite a conexão entre eleitores e autoridades eleitas.

Teles seguem governo dos EUA e processam Califórnia contra neutralidade

Quatro associações de empresas do setor de telecom dos Estados Unidos ingressaram na Justiça para tentar bloquear a legislação estadual que retomou regras para a oferta de internet.

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

Marca atingida neste 1º/10 inclui as mais de 120 categorias de domínios, sendo que o ‘com.br’ é o mais popular, com 3,6 milhões, ou 91% dos registros. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Abranet: conceito de ‘pequeno’ da Anatel desconsidera realidade da Internet

Associação Brasileira de Internet adverte à agência que 68% do segmento tem no máximo 500 clientes. Só 158 empresas chegam a 5 mil acessos. "É um risco classificar todos da mesma maneira", sinaliza o representante da entidade, Edmundo Matarazzo.

Revista Abranet 25 . ago-set-out 2018
Veja a Revista Abranet nº 25 Ordenar o uso e organizar o compartilhamento das infraestruturas aérea e terrestre são medidas imperativas para as empresas de energia, telecomunicações e de internet. E muito mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G