INOVAÇÃO

Parque Tecnológico Itaipu caça talentos para inovação pública

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Foz do Iguaçu ... 02/08/2018 ... Convergência Digital

A inovação só faz sentido se for para resolver os problemas do dia a dia dos municípios e dos seus moradores para melhorar a qualidade de vida, observou o presidente do Parque Tecnológico de Itaipu, Jorge Augusto Callado, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o My Inova Summit, antigo ParanáTIC, realizado pela Assespro Paraná, em Foz de Iguaçu, nesta quarta-feira, 02/08.

Uma das medidas em curso é a unificação do portal de transparência dos municípios do Oeste do Paraná, criado a partir de uma parceria estabelecida com o Ministério Público do Paraná. O PTI desenvolveu um software, batizado de Gestão Pública Livre, que busca disponibilizar as informações de modo facilmente acessível para o público em geral. O cronograma do projeto prevê que até junho de 2019 todas as prefeituras e câmaras envolvidas estejam utilizando o modelo de portal baseado no software.

"Acreditamos muito no modelo de parcerias, como o que estamos fechando com o setor público e o privado. Também temos uma grande aposta na capacitação de pessoal, sempre com o incentivo da nossa mantenedora, a Itaipu Binacional", afirmou Callado. Para ser um hub de inovação do Paraná, o Parque Tecnológico Itaipu prioriza a capacitação de pessoal.

"Precisamos de talentos e de pensadores que queiram resolver problemas do dia a dia. A gestão pública precisa acontecer para melhorar a qualidade de vida do cidadão dos municípios. Tecnologia é para melhorar a qualidade de vida", reforça o presidente do Parque Tecnológico de Itaipu. Assistam a entrevista com Jorge Augusto Callado, feita no My Inova Summit.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Lei de Informática: MCTIC atualiza regras para aporte de verba de P&D

Resolução da Secretaria de Políticas Digitais aponta regras gerais e específicas para Instituições de Ensino e Pesquisa, Centros ou Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, além de Incubadoras.

Inovação: A luta para transformar uma ótima ideia em um produto no Brasil

Em 2017, o projeto Meu Guia, voltado para dar autonomia a atletas cegos, ficou em 2º lugar em competição internacional. Até agora, não saiu do papel, mas a ideia evoluiu para outro produto, o smart viber.

Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Com conceito amplo do que vale como inovação, programa batizado Cidades Inovadoras promete linhas de financiamento descentralizadas aos municípios.

FAPERJ prioriza quitação de dívidas com startups

Diretor de Tecnologia da entidade de pesquisa, Maurício Guedes, lamenta o fato de o Brasil não ter conseguido, até agora, estabelecer uma conexão entre a Academia e comunidade empresarial.

Inovação determinou um novo modelo mental na área de TI

Para Fábio Moraes, CIO da Aliansce Shopping Centers, que tem sobre o seu chapéu 31 shopping centers com mais de 6000 lojas, a TI catalisa a pressão pela inovação. "E nem sempre a Tecnologia é quem puxa", observa.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G