INOVAÇÃO

Paraná coordenará rotas de TI com Inteligência Artificial no Brasil

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, de Foz do Iguaçu ... 03/08/2018 ... Convergência Digital

O Parque Tecnológico de Itaipu e o Ministério da Integração Nacional vão assinar, ainda em agosto, um convênio onde o PTI assume a coordenação das rotas de Tecnologia da Informação em Inteligência Artificial para as rotas produtivas no Brasil. O PTI, antecipa o gerente de TI, Carlos Araújo, dará suporte técnico nacional para que essas rotas possam otimizar os negócios a partir do uso de IA. "É permitir que os negócios fluam de forma mais eficiente nas rotas dos suínos, no Nordeste, na rota do Cacau, na Bahia, em todas as rotas de negócios voltados para o desenvolvimento econômico regional do Brasil", antecipa Araújo.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o My Inova Summit, realizado nos dias 02 e 03 de agosto, em Foz do Iguaçu, o gerente de TI do Parque Tecnológico de Itaipu diz que o PTI também atua como uma nuvem. "Nós damos suporte a clientes como o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado e para a Conferência Nacional de Municípios, para quem estamos desenvolvendo um software de gestão público voltado à transparência, em plataforma open source", explica.

O PTI trabalha para ser o hub de inovação do Paraná, mas o desafio maior é transformar o Estado em referência internacional em TI em 2035. "Essa iniciativa tem como pilar a governança de TI. Um projeto que não é de governo, mas de Estado. É para ficar, não tem sabor político. O investimento acontece nas crianças do fundamental 1, com sete anos. Eles serão a geração que vai, de fato, mudar as coisas". Assistam a entrevista com Carlos Araújo, do Parque Tecnológico de Itaipu.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Lei de Informática: MCTIC atualiza regras para aporte de verba de P&D

Resolução da Secretaria de Políticas Digitais aponta regras gerais e específicas para Instituições de Ensino e Pesquisa, Centros ou Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, além de Incubadoras.

Inovação: A luta para transformar uma ótima ideia em um produto no Brasil

Em 2017, o projeto Meu Guia, voltado para dar autonomia a atletas cegos, ficou em 2º lugar em competição internacional. Até agora, não saiu do papel, mas a ideia evoluiu para outro produto, o smart viber.

Governo vai usar R$ 1 bilhão da Finep em saneamento, mobilidade e energia

Com conceito amplo do que vale como inovação, programa batizado Cidades Inovadoras promete linhas de financiamento descentralizadas aos municípios.

FAPERJ prioriza quitação de dívidas com startups

Diretor de Tecnologia da entidade de pesquisa, Maurício Guedes, lamenta o fato de o Brasil não ter conseguido, até agora, estabelecer uma conexão entre a Academia e comunidade empresarial.

Inovação determinou um novo modelo mental na área de TI

Para Fábio Moraes, CIO da Aliansce Shopping Centers, que tem sobre o seu chapéu 31 shopping centers com mais de 6000 lojas, a TI catalisa a pressão pela inovação. "E nem sempre a Tecnologia é quem puxa", observa.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G