GOVERNO

TI pede unificação das estratégias do Brasil Digital ao próximo governo

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 20/08/2018 ... Convergência Digital

Para ter independência digital em 2022, quando se comemora o bicentenário da independência do Brasil, é preciso adotar medidas de curto e médio prazo, adverte o estudo Independência Digital- Brasil 2022, elaborado pelo Think Tank para o setor de software e Serviços e divulgado nesta segunda-feira, 20/08, em evento da ABES, em São Paulo.

Na apresentação, a economista e ex-ministra Dorotheia Werneck, uma das elaboradoras do material, sustentou que uma ação relevante é dar continuidade aos projetos que estão sendo tocados na estratégia digital. "Sei das dificuldades, dos desafios de trabalhar no governo, mas temos que aprender a dar continuidade ao trabalho feito. Reconhecer o que deu certo", sustentou.

A proposta zero do estudo Think Tank é a de unificar as estratégias de transformação digital, afirmou Vanda Scartezini. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, ela explica que as iniciativas são diversas e a falta de interlocução entre elas gera insegurança jurídica e a disseminação aleatória de informação.

Isso gasta dinheiro que o governo não tem e gasta o tempo de uma mão de obra que o governo também não tem. A coordenação precisa ser unificada. É preciso aproveitar o primeiro ano de governo para mudar, uma vez que há apoio por conta da própria eleição", pontuou Vanda Scartezini.

Outras medidas de curto prazo são a publicação de uma norma específica - Via Executivo - para o setor detalhando o trabalho intermitente, o teletrabalho e a terceirização. "A reforma trabalhista deixou campo para interpretações aleatórias. É preciso deixar mais transparente", observou Vanda Scartezini. Também está sendo pedida a implementação do Plano Nacional de Atração de Data Centers, com o estabelecimento de uma zona livre digital. "Precisamos atrair investimentos estrangeiros para essa área", explicou. Assistam a entrevista com Vanda Scartezini.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Bolsonaro decide manter Comunicações no MCTIC

Em entrevista coletiva, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou que não vai mexer na atual estrutura. O comando do MCTIC será do astronauta Marcos Pontes.

Cansado de esperar Ucrânia, Brasil extingue Alcântara Cyclone Space por MP

Tratado já tinha sido denunciado pelo Brasil em 2015, diante do fracasso da parceria. Desde então, tenta fazer uma reunião para dissolver a empresa binacional, sem sucesso.

Reforma Trabalhista reduziu número de processos trabalhistas em 17,4%

Segundo balanço de um ano da aprovação das mudanças na CLT, processos que chegaram a varas do trabalho caíram de 2 milhões para 1,6 milhão.

Bolsonaro confirma Marcos Pontes na Ciência e Tecnologia

Embora ainda não tenha definido a estrutura do MCTIC - há rumores que Comunicações irá para o ministério da Economia, presidente eleito define o nome do astronauta. Kassab, apesar de ter apoiado o novo presidente, deixa a pasta.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G