GOVERNO

Meirelles: Registro de patentes será prioridade no gabinete digital

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 21/08/2018 ... Convergência Digital

Se vencer a eleição presidencial, o candidato do MDB, Henrique Meirelles, prometeu a criação de um gabinete digital, que teria a função de criar normas de digitalização do governo federal e também a de gerar políticas de fomento à inovação. "A digitalização do governo federal é uma obrigação", disse Meirelles, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, após sua participação no evento Brasil 2022, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em São Paulo.

Meirelles disse que uma das medidas prioritárias do gabinete digital será o de reduzir o prazo para a concessão de patentes. "Há pedidos que estão esperando nove anos no INPI enquanto que nos paíse que mais inovam, esse tempo é muito inferior", disse. O candidato do MDB assumiu a paternidade do eSocial (regime que vai tornar a comunicação entre empresas e governo 100% online na questão trabalhista) e assegurou que a tecnologia será prioridade na sua gestão. "A digitalização é um passo que não tem mais volta".

Sobre os cortes de verbas para Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Meirelles admitiu que eles aconteceram, mas disse que o momento é o de arrumar a casa para o País se permitir dar um salto. "Só vamos ter dinheiro se fizermos as reformas necessárias". Assistam a entrevista com o candidato do MDB, Henrique Meirelles.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

TSE: software usados na urna eletrônica são desenvolvidos no Tribunal

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também rebateu a suposição de fraude. “Digo apenas que ele (Jair Bolsonaro) sempre foi eleito usando a urna eletrônica. Os sistemas são abertos a auditagem para todos os partidos políticos seis meses antes da eleição, para todos os candidatos e para a OAB”.

Órgãos públicos centralizam atendimento de ouvidorias em um único portal

Novo Decreto obriga a integração dos canais de atendimento de todos os órgãos da administração federal direta. Atualmente existem 386 unidades de ouvidorias federais. A governança ficará com a Controladoria Geral da União.

eSocial já tem 1 milhão de empresas, mas grandes estão atrasadas

Das mais de 12 mil empresas que devem substituir o recolhimento do FGTS até 27/8, menos de 8 mil estão prontas.

Plano de IoT aguarda apenas a assinatura do presidente Temer

"O decreto está pronto", diz Thiago Camargo, da Secretaria de Políticas Digitais do MCTIC. Sobre Transformação Digital, ele lembra que o governo deve atuar como facilitador.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G