Home - Convergência Digital

Realidade Virtual para arquitetos e designers chega com exclusividade em Brasília

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 12/09/2018

O mercado global de realidade virtual (VR, a sigla em inglês) deverá alcançar em 2022, US$ 26, 89 bilhões, de acordo com a Zion Market Research, o que representará um crescimento de 54% frente às vendas globais de US$ 2 bilhões em 2016. Se os games foram os primeiros a adotar essa tecnologia, a realidade virtual passa a ser incorporada por empresas dos mais diferenciados ramos, como marketing, saúde, educação.

E acaba de nascer em Brasília uma empresa que aposta nesta plataforma, com a adoção da realidade imersiva além da digital, para o mercado de arquitetura, design e paisagismo. Segundo Diego Aquino, CEO da Arqtect, realidade virtual imersiva é diferente da VR porque, com ela, o usuário tem o controle de onde está e para onde vai com seu avatar, ao contrário da realidade virtual do Google Maps, por exemplo. " Quem vai para os lugares é o usuário que está no comando, e não quem fez o projeto do software", explica ele.

Se o Brasil é atualmente o quarto maior mercado consumidor de games – segundo o Ministério da Cultura, são mais de 66 milhões de gamers – a Capital do país é uma grande referência em arquitetura (Patrimônio Mundial) e, conforme pesquisa realizada pela empresa, conta com mais de quatro mil profissionais de arquitetura e design. "Por isso, decidimos trazer essa nova tecnologia para Brasília", explica Aquino, não sem antes assinalar que nasceu e cresceu na cidade, formando-se em arquitetura nos Estados Unidos.

Na Arqtect, foi criado um espaço para que os profissionais e seus clientes não apenas "entrem" nos projetos arquitetônicos virtuais, mas também possam, depois da experiência, compartilhar suas impressões. " É quase um espaço para co-working, que ficará disponível para aqueles que se associarem", explica Aquino. Além da viagem na realidade virtual imersiva, a empresa oferece aos parceiros imagens renderizadas, imagens panorâmicas em 360º e gravações em full HD dos passeios virtuais realizados. A empresa importou também poderosos computadores portáteis, que podem ser transportados para qualquer cidade brasileira, para atender aos projetos de seus parceiros. Maiores informações podem ser obtidas em: www.arqtect.com.br @arqtect_vr no instagram

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

15/02/2019
Porto Digital abre chamada para programa de apoio a negócios inovadores

14/02/2019
Ministério da Economia quer privatizar o financiamento à inovação

11/02/2019
Rede GoB2B quer ser a plataforma de negócios global do Brasil

04/02/2019
RTM seleciona startups de TI e Telecom para aceleração

01/02/2019
Cidades Inteligentes: transformação digital exige um novo tipo de inovação

18/01/2019
Empresa de TIC faz hackathon de Inteligência Artificial em Brasília

14/01/2019
PwC: Brasil entra na segunda onda dos carros autônomos

08/01/2019
Software brasileiro transmite dados da maior câmera digital do mundo

02/01/2019
MCTIC quer modelo privado para o financiamento à inovação

10/12/2018
Indústria abre edital para financiar startups de impressão 3D

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

TRT/São Paulo homologa dissídio coletivo de TI de 2018

Tribunal concedeu estabilidade para a categoria pelo período de 30 dias. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do acórdão entre patrões e empregados, homologado pela Justiça. Reajuste salarial acorcado foi de 2,07%.

América Latina é um celeiro de talentos para o Open Source

"Temos recursos surpreendentemente bons", diz Paulo Bonucci, General Manager da Red Hat na América Latina. Sobre a compra pela IBM, o executivo diz que a Red Hat se uniu com quem tem o DNA para atender o mercado corporativo.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site