NEGÓCIOS

IBGE: Sem FGTS, vendas de informática e comunicação despencam

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/09/2018 ... Convergência Digital

As vendas no comércio voltaram a cair em julho (-0,5%), no terceiro resultado negativo consecutivo em que acumula recuo de 2,3%, intensificando a retração segundo indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O acumulado dos sete primeiros meses é positivo em 2,3%, mas sustentado somente pelas vendas de supermercados (alimentos), combustíveis e remédios.

No mais o cenário negativo se deve muito à comparação com o ano passado por conta do impulso dado ao varejo pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ou, nas palavras do IBGE, “vale destacar a influência da base de comparação elevada, considerando a liberação de recursos do FGTS, ocorrida entre março e julho de 2017”.

Um dos segmentos que mais sentiu essa diferença foi exatamente o de material de escritório, informática e comunicação, que mostrou queda de 4,3 % em relação a julho de 2017, terceiro recuo seguido. “Com isso, o acumulado nos últimos doze meses (-3,3%) intensifica o ritmo de queda nas vendas em relação a junho (-2,2%), sinalizando perda de ritmo”, avalia o IBGE.

Em relação a junho, esse segmento de informática & comunicação apresentou recuo de 2,7%. E na avaliação sobre julho de 2017, onde o FGTS influencia a comparação, o recuo foi ainda mais significativo, com queda de 4,3% nas vendas desse setor. Segundo o IBGE, as vendas de informática e comunicação estão 28 pontos abaixo de seu pico, registrado em janeiro de 2015.


Cloud Computing
Storage ganha protagonismo com adequação à LGPD

Legislação vai obrigar as corporações a atacar o descompasso entre comprar e implementar tecnologia, observa o vice-presidente e gerente-geral da Pure Storage para a América Latina, Wilson Grava.

Avanço dos hackers vai fazer brasileiro comprar mais seguros

O brasileiro faz seguro de bens materiais, mas está começando a entender que é preciso também proteger seus dados devido ao avanço dos crimes cibernéticos, observa o diretor da Capgemini Marcio Gropillo. Seguradoras correm contra o tempo para se adaptarem às novas demandas.

Facebook une 27 empresas, lança moeda virtual Libra e invade espaço dos bancos

Rede social pretende lançar a moeda no primeiro semestre de 2020. Microsoft, Uber e Vodafone estão na iniciativa.

Pegasystems chega ao Brasil para brigar pelo mercado de CRM e IA

Norte-americana, que atuava por meio de parceiros, abriu operação local e tem como objetivo rivalizar com Salesforce, IBM e Oracle. Empresa também quer atuar com prestadores de serviços de TI.

BRQ: desafio é pensar o negócio de forma diferente para entender a dor do cliente

O CEO e fundador da prestadora de serviços de TI, Benjamin Quadros, diz que a maneira de fazer software mudou muito nos últimos 20 anos e segue mudando por conta da disrupção digital. Mas adverte para a falta de bons profissionais.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G