NEGÓCIOS

IBGE: Sem FGTS, vendas de informática e comunicação despencam

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/09/2018 ... Convergência Digital

As vendas no comércio voltaram a cair em julho (-0,5%), no terceiro resultado negativo consecutivo em que acumula recuo de 2,3%, intensificando a retração segundo indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O acumulado dos sete primeiros meses é positivo em 2,3%, mas sustentado somente pelas vendas de supermercados (alimentos), combustíveis e remédios.

No mais o cenário negativo se deve muito à comparação com o ano passado por conta do impulso dado ao varejo pela liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Ou, nas palavras do IBGE, “vale destacar a influência da base de comparação elevada, considerando a liberação de recursos do FGTS, ocorrida entre março e julho de 2017”.

Um dos segmentos que mais sentiu essa diferença foi exatamente o de material de escritório, informática e comunicação, que mostrou queda de 4,3 % em relação a julho de 2017, terceiro recuo seguido. “Com isso, o acumulado nos últimos doze meses (-3,3%) intensifica o ritmo de queda nas vendas em relação a junho (-2,2%), sinalizando perda de ritmo”, avalia o IBGE.

Em relação a junho, esse segmento de informática & comunicação apresentou recuo de 2,7%. E na avaliação sobre julho de 2017, onde o FGTS influencia a comparação, o recuo foi ainda mais significativo, com queda de 4,3% nas vendas desse setor. Segundo o IBGE, as vendas de informática e comunicação estão 28 pontos abaixo de seu pico, registrado em janeiro de 2015.


#apoieojornalismoespecializado é prorrogada até 31 de julho

Campanha foi estendida como agradecimento aos apoiadores: ABERT, ABES, Abinee, Abranet, Abratel, Abrint, ABTA, Algar, Assespro, Associação Neo,Brasscom, Brisanet, Cisco, Claro, Commscope, CPQD, Embratel Claro, Ericsson, F5, Feninfra, Fitec, Futurecom 2020, Highline, Huawei, Infobip, Intel, Kryptus, Mercado Livre, mobi2buy, PadTec,
Positivo Tecnologia, NIC.br, Oi, RNP, SAS, SindiTelebrasil, Stefanini,
Surf Telecom, Sky, Take, TelComp, TIM ,  Vero Internet, Viasat, Vivo e WDC Networks. 
A #apoieojornalismoespecializado une os veiculos - Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, Teletime e TI Inside. Participe. Venha fazer parte do time que apoia o jornalismo especializado.

Stone que ir além das 'máquininhas', mas demite 1.300 para enfrentar crise do Covid-19

Empresa de meio de pagamentos quer investir em serviços financeiros e em ferramentas de vendas online. Em abril, a companhia, em parceria com o Grupo Globo, lançou a TON, voltada para trabalhadores autonômos.

Covid-19 fez produção da indústria eletroeletrônica recuar 9,1% em março

Abinee adverte que no mês de abril haverá uma nova queda, provavelmente ainda mais aguda, por conta das medidas de isolamento social.

#apoieojornalismoespecializado

Ação inédita une o Convergência Digital, o Mobile Time, o Tele.síntese, o Teletime e a TI Inside para uma campanha integrada para chamar a atenção para a relevância e o papel do jornalismo especializado setorial. O movimento é para financiar os esforços jornalísticos durante esse período de pandemia de Covid-19. Saiba quais são as empresas que já aderiram à nossa iniciativa e estão ajudando o jornalismo especializado.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G