NEGÓCIOS

IBGE: Telecom derruba setor de serviços em 2018

Luís Osvaldo Grossmann ... 14/09/2018 ... Convergência Digital

O setor de serviços voltou a cair em julho (-2,2%) e no geral das oscilações acumula neste 2018 queda de 0,8%. E segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, até aqui as telecomunicações se constituíram como a principal influencia negativa nesse agregado.

O subsetor de TICs como um todo até apresentou variação positiva no mês, com alta de 0,5%, mas os números desagregados mostram que foram os serviços de tecnologia da informação os principais responsáveis por isso. O segmento acumula crescimento de 4,2% nos sete primeiros meses.

Por outro lado, as telecomunicações influenciaram para baixo o que o IBGE agrega como setor de informações e comunicações (-2,2% em julho). Isoladamente, telecom caiu 0,9% em julho e acumula queda de 4% em 2018, e de 3,9% em 12 meses.

No agregado de TICs, o IBGE destaca como positivas, especialmente em comparação com 2017, as atividades de desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis; portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet; além do tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e de hospedagem na internet.

Já na leitura restrita ao desempenho do segmento ao longo de 2018, a leitura do IBGE destaca como principais influências negativas para esse indicar exatamente os serviços de telecomunicações e os de consultoria em tecnologia da informação.


Cloud Computing
Europa decide se dá sinal verde para a compra do GitHub pela Microsoft

Presidente da MS, Satya Nadella, para desfazer a insatisfação da comunidade ligada à plataforma, comprada por US$ 7,5 bilhões, assegurou que ela continuará aberta e lidando com todas as nuvens públicas. Decisão deverá sair até o dia 20 de outubro.

3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

Pós Copa, Abinee espera recuo no consumo de eletrônicos no segundo semestre

Informática, áudio e vídeo puxaram a produção na primeira metade do ano, mas entidade acredita que arrefecimento já começou.

Pagamento de terreno de R$ 1,4 milhão é feito 100% em criptomoeda em São Paulo

Empresário vendeu área em Serra Negra, no interior de São Paulo, e recebeu o valor na criptomoeda Niobium Coin, que será referência da Bolsa de Moedas Virtuais Empresariais de São Paulo (Bomesp), com lançamento previsto para o mês de novembro.

Dell: Black Friday vai vender menos PCs e notebooks por conta do dólar alto

Para o vice-presidente sênior da Dell EMC Brasil Commercial, Luis Gonçalves, até o momento, não houve nenhum pedido de postergação de negócios por conta da valorização da moeda norte-americana frente ao Real, mas admite que já há previsão de queda.

Blockchain impede a exclusão de qualquer dado transacionado na rede

Especialistas tentam dissociar a tecnologia das criptomoedas e sustentam que não é o momento de pensar em regulamentação, uma vez que o trabalho em rede determinará uma transformação profunda nos modelos de negócios.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.



  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G