Convergência Digital - Home

São Paulo está em piloto do BID para uso do big data para demandas sociais

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 25/09/2018

As demandas sociais são muito mais dinâmicas que os ciclos eleitorais, mas isso não é necessariamente claro para administradores públicos. Para enfrentar o dilema, um projeto do BID e da FGV fará um piloto em cinco cidades – São Paulo, Montevidéo, Quito, Miraflores e Jalapa – para usar Big Data como forma de antecipar as demandas sociais.

“As demandas mudam mais que os ciclos eleitorais de quatro anos. Por isso a gente precisa criar novas formas de aproximar o governante das demandas da sociedade. E a melhor forma é como as grandes empresas já fazem. A Amazon consegue atender a demanda de livros de acordo com o gosto de cada usuário. O Google consegue dar respostas às pesquisas adaptadas à demanda de cada usuário. Não tem porque o governo não atender os cidadãos dessa mesma forma”, explicou em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o pesquisador da FGV Pablo Cerdeira.

Segundo ele, a fase atual é de diagnóstico das peculiaridades das cinco cidades e a implementação começará em 2019. Ele lembra, no entanto, que no caso do Brasil ainda falta esclarecer até onde o Estado pode se valer dos dados pessoais dos cidadãos para construir políticas públicas.

“É crucial definir de quem são os dados e até onde eles podem ser usados. A lei estabelece limites para a esfera privada, a questão da autorização de uso. Mas a gente ainda não estabeleceu como o interesse público pode se utilizar disso desde que se respeite os direitos individuais. Esse é um ponto que teremos que enfrentar logo. Como o interesse público vai usar esses dados em favor da sociedade.”

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis


Bradesco, Dataprev e Equinix são destaque em datacenter no Brasil
Organizações foram as vitoriosas da edição 2017 do DCD Awards da América Latina. Conheça os destaques da região no segmento de datacenters.

Destaques
Destaques

Com 57% das empresas usuárias da nuvem, Brasil lidera tecnologia na América Latina

Principal uso, no entanto, ainda é restrito ao armazenamento de informações, segundo estudo patrocinado pela Citrix na região.

Vivo já têm seis data centers virtualizados no Brasil

"Todo núcleo de voz já está virtualizado, como o de dados também", informa o diretor de planejamento e de redes da Vivo, Átila Branco.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Dados são os dividendos dos tempos atuais

Por Wilson Grava*

Cada vez mais, precisamos ser capazes de analisar e reagir rapidamente aos dados criados. Os últimos dois anos foram responsáveis pela geração de 90% dos dados existentes no mundo.

Dos ambientes offline à estratégia MultiCloud

Por Fabio Gordon*

É preciso reconhecer a necessidade de mudança, entender que o seu data center de 20 anos não vai mais suportar os negócios digitais. É imprescindível fazer um diagnóstico do seu ambiente de TI e começar a mudar. E rápido, porque é provável que os seus competidores já estejam fazendo isso.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site