TELECOM

Faltam redes para o Brasil poder 'brincar' de Inteligência Artificial

Por Luis Osvaldo Grossmann, de Xangai, China ... 10/10/2018 ... Convergência Digital

Nos dois imensos pavilhões onde a chinesa Huawei promove o seu evento global Huawei Connect, em Xangai, para reunir analistas e parceiros tecnológicos, as soluções baseadas em inteligência artificial dominam estandes, palestras, produtos e soluções. Mas em meio à hype da IA, o conselheiro da Anatel, Emmanoel Campelo, lembrou que países em desenvolvimento, a começar pelo Brasil, ainda lutam para garantir a base da nova onda: infraestrutura de telecomunicações.

“Quando falamos de inteligência artificial, estamos tratando de algo que para se desenvolver precisa essencialmente de dados. Mas para garantir os dados que a inteligência artificial precisa, temos antes que garantir infraestrutura. E, no entanto, ainda estamos às voltas com o desenvolvimento de políticas que induzam a construção de redes em muitas áreas, especialmente àquelas com pouca população, mesmo que envolvem aplicações possíveis e desejáveis, como a agricultura”, afirmou o conselheiro. 

Campelo foi um dos convidados  do debate centrado no desenvolvimento da economia digital. E ao lado de atores envolvidos com o tema em países tão distintos como Tunísia e Inglaterra, destacou que em um segmento tão carente de mão de obra especializada,reforçada ainda mais com a mencionada economia digital, o Brasil ainda trabalha para garantir internet aos estudantes.

“Como falar de habilidades quando as escolas não têm internet de qualidade?”, provocou. A tarefa, insistiu, envolve governo e setor privado. Mas o conselheiro centrou o mea culpa na dificuldade do país em modernizar a legislação relacionada às telecomunicações. “Nossa legislação é de 1997, de quando não existiam smartphones. A internet traz novos desafios, a começar pelos reguladores precisarem de criatividade para atrair recursos para as telecomunicações. E hoje, quem não conseguir acompanhar o ritmo vai ficar ainda mais para trás.", completou.

*Luis Osvaldo Grossmann viajou a Xangai a convite da Huawei Brasil


Internet Móvel 3G 4G
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

Fundação CERTI, centro de referência em Inovação, quer por meio de aplicações tornar a capital catarinense em uma referência para a adoção da tecnologia. "5G vai fazer a transformação digital que o Brasil precisa", sustentou o superintendente de Negócios, Tecnologia e Inovação, Laércio Silva.

Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G