Convergência Digital

Dados abertos expandem oportunidades para a mobilidade urbana

Roberta Prescott - 15/10/2018

Ao redor do mundo, o uso da tecnologia está mudando o modelo de transporte e a própria cultura da mobilidade urbana. Durante painel no Futurenet, evento da Abranet que ocorreu nesta segunda-feira (15/10) no Futurecom 2018, Sergio Avelleda, diretor global de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, explicou que, ao abrir seus dados, as cidades contribuem para o desenvolvimento de soluções de transporte. “Os órgãos públicos precisam abrir e compartilhar os dados. São Paulo fez isto, e é possível pegar os dados e desenvolver o aplicativo que se quiser”, disse.

Ao comentar o tema em entrevista à Abranet, Avelleda exemplificou que, na cidade de São Paulo, o fato de os ônibus contarem com GPS e de os dados serem abertos possibilitou o surgimento de uma série de aplicativos e serviços. “[Com os dados abertos], várias empresas podem criar em condições de igualdade de posições. E aí temos toda a criatividade, empreendedorismo e capacidade do setor privado valendo-se dos dados públicos para melhorar a qualidade do serviço e o acesso a ele”, afirmou.

Para Avelleda, as tendências na área de mobilidade urbana incluem ter cada vez mais pessoas deixando de serem donas de carros para serem usuárias de automóveis; aumento de bicicletas compartilhadas, principalmente, nos serviços que ajudam as pessoas a fazerem de bike “a última milha”; eletrificação e automatização dos carros; e transporte público mais confiável, porque estão disponíveis mais informações sobre ele. Assista à entrevista.


Internet das Coisas exige rediscussão sobre neutralidade no Marco Civil

Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Ericsson, Paulo Bernardocki, as operadoras precisam começar o mais rápido possível para aprender a ter as coisas como clientes.

Sem conectividade, não há estratégia de computação em nuvem

CenturyLink é uma MVNO e mantém o interesse de atuar tão somente para as empresas corporativas, revela o diretor de Dados, Eduardo Freitas.


Futurecom 2018 - clique aqui e confira a cobertura completa.
Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site