SEGURANÇA

Mais de 30 mil ciberataques são detectados em golpe ao WhatsApp no Brasil

Convergência Digital* ... 19/10/2018 ... Convergência Digital

O dfndr lab, laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, identificou uma falsa promoção de aniversário do WhatsApp que está curculando pelo aplicativo de mensagens, oferecendo R$ 70 em créditos para celulares pré-pagos. Até o momento, já foram detectados mais de 30 mil ciberataques nas últimas 24 horas por meio da tecnologia de anti-phishing do aplicativo dfndr security.

Ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual é incentivado a compartilhar a promoção com todos os contatos e grupos do aplicativo para ter acesso ao crédito prometido. Após o processo, diferente da maioria dos ataques, o usuário é direcionado para uma página de um segundo golpe que oferece cartões de crédito sem consulta ao SPC e Serasa. Em seguida, o usuário é redirecionado novamente e esse padrão se repete por algumas vezes randomicamente com golpes diferentes. Por fim, o usuário é direcionado para páginas falsas diversas que solicitam nome completo, e-mail, CEP e data de nascimento para receber algum suposto benefício.

"A cada dia que passa os cibercriminosos tentam ampliar sua atuação de formas diferentes para enganar cada vez mais pessoas. Linkar golpes diversos pode ser uma forma de despertar a curiosidade das pessoas que podem acabar incluindo seus dados para conseguir o suposto benefício ou promoção. É muito importante que as pessoas estejam atentas ao que recebem via aplicativos de mensagens, independentemente de quem enviou e da marca em questão.", comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Clonagem de celular provoca perdas de até R$ 10 mil por vítima no Brasil

Um único grupo teria clonado mais de 5 mil chips no País, adverte a Kaspersky Lab. O golpe começa com a coleta de dados das vítimas por meio de e-mails phising, engenharia social ou vazamento de dados.

Vazamento de dados no CNJ tem nomes, endereços, contas, CPFs e senhas de 53 mil pessoas

Em nota oficial, Conselho Nacional de Justiça assegura que nenhum sistema de informações processuais foi atingido. Mas detalhes do ataque indica que houve acesso a informações de 94 bases de dados.

Unisys promove hackathon sobre segurança das cidades digitais

A segunda edição da maratona de inovação acontece no dia 23 de maio e acontece em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Segurança cibernética é um dos alvos do evento. Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 16 anos pode participar.

Vivo incorpora mecanismo antirroubo em serviço de segurança digital

Vivo lança plataforma de segurança com a McAfee e incorpora selfie para proteger aparelho de consumidor.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G