INCLUSÃO DIGITAL

Viasat define projeto para vender Internet nas áreas mais remotas do Brasil

Luís Osvaldo Grossmann e Rafael Mariano ... 23/10/2018 ... Convergência Digital

Com a bagagem de quatro anos vendendo internet via satélite em áreas rurais do México, a Viasat afirma ter estudado de perto o mercado brasileiro para oferecer acesso de qualidade por valores que caberão no bolso mesmo de regiões menos prósperas do país. Segundo a vice-presidente da empresa, Lisa Scalpone, a banda Ka do satélite da Telebras permitirá conexões de 25 Mbps, com foco inicial nos programas de inclusão digital, mas também ofertas comerciais.

“A tecnologia de satélites deu grandes saltos nos últimos anos, e especialmente com o SGDC, o satélite lançado pela Telebras, que tem grande velocidade, de 25 Mbps, é bom para banda larga em escolas e muitos outros usos. É muito diferente de versões anteriores de satélites. Mas este é um primeiro passo para conectar todo o Brasil. E não é simplesmente para quem não tem nada, porque é um serviço excelente”, afirma a executiva.

A empresa promete ofertas a partir de R$ 2 por hora no que chama de WiFi Comunitário, algo como uma lan house via satélite. “Temos controle sobre o preço final e queremos garantir que será justo, que as pessoas serão capazes de pagar e que vão aproveitar internet de qualidade. O que é diferente na Viasat é ser a única empresa no mundo que realmente faz tudo, desde construir satélites até entregar o serviço ao usuário final. E por entendermos a experiência do usuário, sabemos como deixar as pessoas satisfeitas.”

Segundo ela, a experiência no México ajuda, mas a Viasat veio estudar o Brasil de perto. “Não há uma solução perfeita para todos. Nós avaliamos o que cada país precisa, em cada área, em cada cidade. Então nós analisamos as áreas separadamente. Em algumas teremos escolas e hospitais que precisam banda larga, e sabemos que cerca de metade das escolas rurais do Brasil não possuem conectividade. Naquelas escolas que têm, a velocidade é inferior a 2 Mbps. Mas também avaliamos se a cidade pode se beneficiar do WiFi Comunitário. Se a praça da cidade precisa ser conectada, a rua principal. Se as pessoas em suas casas ou em seus pequenos negócios precisam. E suportamos cada comunidade de sua própria maneira.


França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

No Brasil, 45,9 milhões de pessoas ainda não acessam a Internet

Dados foram apurados pela PNAD Contínua IBGE e mostra que boa parte alega não saber usar ou falta de interesse. São 14,9 milhões de domicílios sem acesso à internet no Brasil. Mulheres superam os homens no acessso à Internet./p>

Governo inicia segunda etapa de contratação de ISPs para área de saúde

Está aberta a segunda chamada para a conexão de Postos de Saúde de todo o país. A RNP informa que, nessa etapa, onde não existir disponibilidade de fibra ótica será considerada alternativa em enlace de radio de frequência licenciada ou livre e satélite.

Novo PL obriga banda larga sem ônus para secretarias de educação e alunos

Medida seria compulsória durante calamidades públicas ou pandemias, mas com possibilidade de que os custos sejam cobertos pelo Fistel. 

Viasat entra no mercado de banda larga residencial com satélite da Telebras

Empresa ampliou parceria com Visiontec, que tem a estatal do governo como sócia, para distribuição e instalação das VSats e promete conexões de até 25 Mbps em 100% do território nacional. 

O que somos e fazemos na Internet têm consequências fora da Rede

A Internet segura passa pela conscientização do usuário que não uma persona virtual e uma real, diz o especialista em Segurança da Informação do CAIS/RNP, Yuri Alexandro.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G