TELECOM

Relator descarta preocupações do TCU para defender aprovação do PLC 79

Luís Osvaldo Grossmann ... 30/10/2018 ... Convergência Digital

Engavetado há seis meses pela Comissão de Ciência e Tecnologia, para além de uma espera de ano e meio no Senado, o projeto que altera a Lei Geral de Telecomunicações e abre caminho para o fim das concessões de telefonia voltou à pauta da CCT ao ganhar relatório favorável à sua aprovação nesta terça, 30/11. É o primeiro da lista de votação daquela comissão prevista para quarta, 31/11.

Para tanto, o relator do tema, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) apresentou parecer no qual defende a aprovação integral do texto como saiu da Câmara, alvo somente de uma emenda de redação. E em que pese a decisão de não votá-lo anteriormente tenha relação direta com os temores do Tribunal de Contas da União quanto à precificação do acordo para transformar concessões em autorizações, Ribeiro se vale de 41 páginas para minimizar a preocupação.

“Em relação aos dispositivos que se dedicam a criar as condições para adaptação dos contratos de concessão de telefonia fixa, firmados ainda antes da privatização e que evoluíram até a quase obsolescência tecnológica de seu objeto, é importante reiterar que a celeuma gerada em torno da valoração dos bens reversíveis é desproporcional e infundada”, sustenta o relator.

Ele mesmo lista os temores do TCU, que expressamente avalia que “são incompletas as informações sobre os bens reversíveis” e por isso mesmo aponta risco de “apuração equivocada dos saldos da migração”. Ribeiro sustenta que a avaliação está correta e aponta ele mesmo que o valor patrimonial envolvido supera os R$ 132 bilhões. No entanto, conclui que “para valorar a adaptação, não é relevante nem impeditivo o fato de as Relações de Bens Reversíveis serem incompletas e imprecisas”.

O argumento do relator é que não faz diferença se a Anatel jamais teve controle efetivo sobre esses bens, uma vez que “tendo em vista que o conjunto de bens é dinâmico, o contrato de concessão determina que seja realizado um levantamento específico por ocasião da extinção da concessão”. E completa: “Portanto, entende-se que esse fator de risco apontado pelo TCU pode ser integralmente mitigado pela Anatel”.

Conclui o relator que “o Senado Federal tem em suas mãos a responsabilidade de decidir se avaliza a evolução do modelo regulatório das telecomunicações e, assim, abre espaço para que investimentos privados conduzam a infraestrutura para um novo patamar, ou se aguardará e assumirá o risco de se estabelecer o caos em mais um setor da economia”.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G