INCLUSÃO DIGITAL

Governo diz que paralisação do GESAC deixou 3 milhões de estudantes sem Internet

Luís Osvaldo Grossmann ... 31/10/2018 ... Convergência Digital

Três meses depois da cautelar que paralisou o programa Gesac, a conta da Telebras é que 8 mil escolas rurais, que atendem 3 milhões de alunos, ficaram sem internet em 2018. E mesmo com a retomada imediata do cronograma de implantação das antenas VSats, a proximidade das férias escolares na prática faz com que o impacto do programa só seja efetivamente sentido em 2019.

Ainda assim, a decisão do Tribunal de Contas da União de derrubar a cautelar nesta quarta-feira, 31/10, foi considerada uma vitória pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comuncações. “Foi feita justiça. O Tribunal reconheceu que fizemos tudo dentro da lei. Amanhã mesmo começamos a instalação dos pontos de conexão”, afirmou o diretor do departamento de inclusão digital, Américo Bernardes, depois da votação no TCU.

No fim de julho, a ministra Ana Arraes aceitou a tese de que as conexões prestadas por um consórcio entre Embratel, Oi e Telefônica seriam equivalentes aos acessos fornecidos pela estatal e mandou suspender a contrato firmado entre MCTIC e Telebras sem sequer ouvir os argumentos dos gestores do programa de inclusão digital.

Nesta quarta, o novo relator do tema, ministro Benjamin Zymler, argumentou que ao adotar um lote único nacional, com 15 mil pontos e especialmente com acessos por banda Ka, que garantam conexões de 10 Mbps, contra os menos de 7 mil pontos em 1 Mbps do consórcio privado, dão razão ao MCTIC em contratar a estatal por inexigibilidade de licitação – é a única que possui satélite com cobertura de todo o país em banda Ka.

Mas como estão prometidos novos satélites com essa capacidade nos próximos anos, o TCU recomendou ao governo que antes do fim dos cinco anos do contrato com a Telebras os termos sejam revistos, uma vez que com mais oferta satelital os preços podem ficar menores que aqueles acertados atualmente.

O efeito prático da cautelar, no entanto, é sensível. Mesmo com a retomada das instalações das antenas VSats, é pouco provável que as escolas rurais contem com o acesso em banda larga muito antes do início das férias escolares. Até por isso, o departamento de inclusão digital do MCTIC quer combinar com o MEC que haja pessoal disponível nas escolas para que a instalação aconteca mesmo durante as férias.


Carreira
TRT precisa se manifestar sobre dissídio de TI em São Paulo

Depois que o desembargador Rafael Pugliese converteu o procedimento pré-processual de tentativa de conciliação é preciso aguardar manifestação do Tribunal para que o processo tenha continuidade.

Viasat alega que TCU já atestou legalidade do contrato com Telebras

Para empresa americana, agravo contra o acordo movido pela Procuradoria Geral da República é baseado em mal entendidos.

America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G