SEGURANÇA

No Brasil, 20% das PMEs quebram após ataque hackers

Convergência Digital* ... 01/11/2018 ... Convergência Digital

Seis em cada 10 empresas de pequeno porte no Brasil foram contaminadas por malware, revela estudo feito pela empresa de segurança Blue Pex, nos meses de julho, agosto e setembro. Das 285 empresas consultadas pela BluePex, 170 - ou seja 60% delas - indicaram já terem sido contaminadas.  O levantamento levou em consideração negócios com faturamento anual a partir de R$ 4 milhões.

De acordo com Bruno Maion, diretor comercial da BluePex, o resultado do levantamento é alarmante, porque, segundo pesquisa recente, 20% das pequenas e médias empresas que sofrem o primeiro ataque acabam quebrando. “Pequenos e médios empreendedores acabam optando por contratar soluções caseiras, que acabam oferecendo pouca proteção, ou mesmo por postergar a contratação de um serviço de proteção dos dados, sem perceber que, agindo assim, podem estar condenando suas operações”, afirma.

O estudo apontou, ainda, que nos ataques relatados os criminosos exigiram, em média, 0,3 a 0,4 do valor de um bitcoin (cerca de R$ 9,6 mil); todos os segmentos são vulneráveis, porém alguns setores têm sido mais afetados, tais como empresas varejistas e atacadistas, que dependem do bom funcionamento dos sistemas de PDV para continuar faturando, além de escritórios de advocacia e contabilidade.

“A proteção de dados sigilosos é um aspecto crítico ao funcionamento das empresas e a paralisação da operação gera impactos imediatos no faturamento. Os atacantes veem isso como uma oportunidade”, explica Maion. E não há limites para a extorsão. Nada garante que os criminosos devolvam os dados após o pagamento do primeiro resgate. Maion conta que existem empresas que chegaram a pagar três vezes o valor exigido pelo sequestrador e não conseguiram os dados de volta.


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Dados Pessoais: advogados são reação, não prevenção aos ataques cibernéticos

Muitas empresas baseiam suas ações de adequação à LGPD à área jurídica, mas deveriam investir mais em treinamento de pessoas, afirma o country manager da Check Point para o Brasil, Claudio Bannwart. " IoT e 5G abrem o Brasil para os super ataques cibernéticos", adverte Peter Alexander, CMO da companhia.

Fraude na Internet: Um em cada cinco brasileiros já foi vítima de roubo de identidade

Pesquisa, produzida pela PSafe, projeta que 24,2 milhões de brasileiros foram potenciais vítimas de fraudes online em todo país. O telefone é o dado mais usado de forma fraudulenta, seeguido de credenciais de redes sociais.

Segurança cibernética é tecnológica, é política e é estratégica para um País

Segurança cibernética permeia todas as ações de proteção de uma empresa ou País, advertiu o diretor de relações governamentais e regulatórios da Huawei Brasil, Carlos Lauria.

Vulnerabilidade BlueKeep, no Windows, é tão perigosa quanto foi o Wanna Cry

rA recomendação urgente é a atualização dos sistemas operacionais Windows, em especial, os mais antigos como o Windows 2003, Windows Server 2008 e 2008 R2.
 



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G