TELECOM

Anatel autoriza aumento de espectro e abre caminho para as teles irem às compras

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/11/2018 ... Convergência Digital

A Anatel aprovou nesta quinta, 1º/11, a ampliação no limite máximo de espectro que cada operadora móvel pode deter no Brasil. Assim, ao revisar o modelo de gestão do espectro, a agência abre caminho para uma maior concentração no mercado da telefonia celular no país, indicando a tendência de que sobrevivam somente três operadoras.

O presidente da agência, Juarez Quadros, sustentou que a medida garante maior qualidade dos serviços uma vez que haverá mais espectro disponível. “Ganhamos todos, a Anatel, as operadoras e o consumidor, pois na hora em que se libera maiores limites de frequências, a melhoria da qualidade dos serviços será assim refletida no serviço móvel pessoal”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que aponta para “um grande passo para fortalecer a competitividade no setor de telecomunicações”, o relator da proposta, Aníbal Diniz, reconhece que o número de prestadoras no mercado deve encolher. “A definição dos limite permitirá analise de incorporações e fusões, impondo limites quando necessário e assegurando a existência de pelo menos três operadoras no mercado”.

O primeiro alvo é a Nextel, quinta empresa do mercado móvel, atrás de Vivo, Claro, Tim e Oi, que tem cerca de 3 milhões de acessos ativos no país. A tele  apresenta prejuízos e já teve negociação aberta, conforme revelou a dona do negócio no Brasil, a americana NII Holdings, ainda em agosto deste ano.

A revisão aprovada nesta quinta cria limites diferenciados para faixas de frequência abaixo de 1 GHz e para aquelas entre 1 e 3 GHz. Nas mais baixas, o limite de concentração passa de 29% para 35%, sendo que existe a possibilidade de uma única empresa deter 40% do espectro mediante condicionantes que poderão ser adotadas.

Para as faixas do espectro entre 1 GHz e 3 GHz, o limite de concentração passa de 21% para 30%, sendo que da mesma forma será possível autorizar mais, entre 35% e 40%, a depender das circunstâncias. Para as radiofrequências acima de 3 GHz não foi definido limite, ficando essa decisão a critério dos respectivos leilões de espectro. Mas já com indicação de estudos para avaliar a adoção de limites nas faixas até 6 GHz.

Segundo a Anatel, os novos limites serão aplicados de imediato a partir de novas autorizações de uso, bem como no caso de transferências de autorizações de uso de radiofrequência ou de alterações de controle societário.


Internet Móvel 3G 4G
‘Horário nobre’ derruba velocidade da internet móvel pela metade no Brasil

Sem congestionamento, madrugada tem média de 28 Mbps no Brasil. Mas às oito da noite, quando há uma maior demanda de uso, a média  fica em 16 Mbps.  Oscilação é considerada 'normal' nas redes móveis. Alívio virá, revela estudo da Opensignal, com o desembarque do 5G.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel multa Oi por segurar R$ 8 milhões da TIM por um ano

Embora as duas operadoras tenham firmado acordo entre si três anos antes do processo, agência manteve multa de R$ 3,2 milhões, por entender que o acordo financeiro firmado entre as teles não eliminava aplacava a irregularidade da retenção de recursos.

Embratel usa Banda KA para expandir banda larga fixa e IoT

Diretor Executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert, explica que o serviço IPSAT terá um ponto concentrador dos dispositivos de IoT para levar comunicação às áreas remotas.

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G