Convergencia Digital


Fazer diferente é o desafio das operadoras na transformação digital

Convergência Digital - 05/11/2018

As operadoras de telecomunicações precisam fazer diferente para assegurarem os efeitos da transformação digital, observa o vice-presidente da área de Serviços da Openet América Latina, Bruno Soares. Segundo ele, há projetos que já duram três, quatro anos e adaptam às redes construídas para outros serviços às demandas atuais e o resultado não é alcançado.

No caso da Openet, fornecedora global de soluções digitais de BSS (Business Support Systems) e de engajamento de clientes, a proposta às teles é estabelecer 'redes paralelas', implantadas em até 14 semanas e já capazes de suportar novas aplicações e modelos de tarifação adequados à realidade digital. "É uma plataforma 100% virtual e com uso de padrões abertos. Elas permitem novos modelos de negócios. Já há implantações no mundo e estamos negociando na América Latina", observa Bruno Soares.

As necessidades de conhecer melhor o cliente e das novas tecnologias, como o 5G, exigem a transformação digital das operadoras, observa o vice-presidente da área de Serviços da Openet América Latina, Bruno Soares. A 'rede paralela' é composta por APIs (Interface de Programação de Aplicações) que permitem implantação rápida, com valor de investimento cerca de 90% mais acessível que as operadoras de BSS e OSS convencionais pelo uso de padrão abertos e software gratuitos. "Temos uma grande aposta em cloud, 5G e Analytics, muito em função da nossa experiência em OSS e BSS", destaca ainda o vice-presidente da Openet. Assistam a entrevista.


Openet - confira a íntegra clicando aqui.

Teles têm de pensar em rede definida por software (SDN) para 5G

O arquiteto de software da Openet, Andrew D'Souza, diz que as operadoras têm de mudar a cultura para entender as mudanças impostas pelo 5G.

leia mais
5G muda a relação das operadoras com os seus clientes

A transformação digital é fundamental para as prestadoras de serviços de telecomunicações e proporciona benefícios como melhorar a experiência do cliente, reduzir custos por meio da automação de processos e criação de novos negócios e ecossistemas. O gerente-geral para consultoria e alianças estratégicas da Openet, Tony Regan, enumera os efeitos do 5G na transformação digital das operadoras.

leia mais
Fazer diferente é o desafio das operadoras na transformação digital

Fornecedora de soluções de OSS/BSS, Openet aposta em 'redes paralelas', implantadas em até 14 semanas, para viabilizar serviços e tarifações adequadas sob medida para as demandas atuais. "Não basta adaptar uma rede ou implantar projetos longos de transformação", observa o vice-presidente da área de Serviços da Openet América Latina, Bruno Soares.

leia mais

Editora Convergência Digital
Copyright © 2005-2018 Editora Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site