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EUA dão um ultimato as operadoras para o combate à 'praga' das ligações de robôs

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Convergência Digital* - 06/11/2018

O presidente da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), Ajit Pai, exigiu, por meio de carta enviada para 13 presidentes-executivos de importantes prestadoras de serviços telefônicos e outras empresas, como AT&T, Verizon Communications, T-Mobile US, Alphabet, Comcast, a criação de um sistema, até 2019, para o combate a bilhões de “ligações de robôs” e outras chamadas incômodas recebidas mensalmente pelos consumidores norte-americanos. As empresas têm até o dia 19 de novembro para responder sobre seus esforços.

Em maio, o presidente da FCC pediu às empresas que adotassem um “sistema de autenticação de ligações” desenvolvido pela indústria ou um padrão para a assinatura criptográfica de chamadas telefônicas para acabar com o uso de números falsos. Pai reclamou da 'falta de esforço' de operadoras, como a Sprint, que, segundo ele, “ainda não têm planos concretos para implementar uma estrutura robusta de autenticação de chamadas”.

A FCC tomou uma série de ações para tentar impedir chamadas automáticas ou pré-gravadas que os reguladores rotularam de “praga”. A YouMail, uma empresa que bloqueia e rastreia as chamadas, estimou que houve 5,1 bilhões de chamadas indesejadas no mês passado, acima dos 3,4 bilhões contabilizados em abril.

“Precisamos que a autenticação de chamadas se torne uma realidade - é a melhor maneira de garantir que os consumidores possam atender seus telefones com confiança. A essa altura, no próximo ano, espero que os consumidores comecem a ver isso em seus aparelhos”, disse Pai, acrescentando que a FCC tomará medidas para garantir que isso aconteça.

Fonte: Agência Reuters

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