INCLUSÃO DIGITAL

Brasil precisa quebrar barreiras para ter um governo único digital

Ana Paula Lobo e Rodrigo dos Santos ... 08/11/2018 ... Convergência Digital

Tornar o governo mais ágil, transparente e digital para simplificar o atendimento ao cidadão esse é o desafio que a transformação digital impõe ao Serpro. "Temos que entregar mais com custo mais racional de Tecnologia e no caso do Serpro, a unificação dos mainframes e a centralização do datacenter são medidas para a transformação digital", observa o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.

Porto, que participou do evento Containers of Ideas, realizado pela Red Hat, nos dias 06 e 07 de novembro, em São Paulo, admite que ainda há barreiras para serem quebradas quando se pensa em governo único digital. "O cidadão precisa ser visto como único. Ele é o mesmo no município, no estado e no governo federal. Nós temos que atuar em conjunto com as Prods (centros de tecnologias) estaduais e não brigar com elas", observa o executivo.

Sobre o governo digital, Porto diz que houve avanços e que é preciso manter a linha de atuação no novo governo eleito. No Serpro, a mesma situação. "Nós estamos construindo a inovação com uma aceleradora interna que já permitiu que funcionários fizessem produtos que estão na prateleira. Essa vocação não pode ser descontinuada". Assistam a entrevista com o diretor de Operações do Serpro, Iran Porto.


Carreira
Rafael Steinhauser deixa o comando da Qualcomm no Brasil e na AL

Em comunicado, o executivo informou o fim do seu segundo ciclo à frente da fabricante, iniciado em 2011. Qualcomm confirma a saída. Interinamente assume Jim Cathey, vice-presidente sênior e presidente de operações globais.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

eGov digital: atendimento em tempo real fica abaixo de 10% no Brasil

Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que o uso dos chatbots ficou em 8% nos órgãos federais. Nos estaduais, o percentual cai para 5%.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G