TELECOM

Pharol entra com ação em Portugal e quer indenização de R$ 8,5 bilhões da Oi

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/11/2018 ... Convergência Digital

Em mais um capítulo da guerra entre a Pharol, ex Portugal Telecom, e a Oi, a acionista da tele brasileira informou nesta quinta, 8/11, ter ingressado na Justiça portuguesa com um pedido de indenização de 2,01 bilhões de euros, ou aproximadamente R$ 8,5 bilhões. A cifra é cerca de quatro vezes o valor de mercado da própria Oi.

Em nota oficial, a Oi informa que não tem conhecimento dessa nova ação judicial movida pela Pharol, não tendo sido ainda citada pela Justiça portuguesa. Mas “considera leviana, temerária e oportunista a divulgação prematura de que foi realizada”.

A Pharol acusa a Oi de não prestar informações corretas no processo de fusão entre as duas companhias, que culminou com a venda de ativos da Portugal Telecom à francesa Altice, negócio firmado ainda em 2015 quando a subsidiária portuguesa da empresa de capital francês ficou com operações da PT em Portugal e na Hungria, na época anunciado por 7,4 bilhões de euros.

“O comportamento da Oi na prestação de informações, ao longo da relação com a Pharol, anteriormente Portugal Telecom, nomeadamente, aquando das Assembleias Gerais que tiveram lugar em Lisboa em 8 de Setembro de 2014 e 12 e 22 de Janeiro de 2015, onde foi decidida a alienação da PT Portugal à Altice, lesou gravemente os direitos e interesses da Pharol e dos seus milhares de acionistas”, alega a empresa em comunicado ao mercado nesta quinta.

A ação foi movida junto ao Juízo Central Cível do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Pharol alega que a Oi escondeu a verdadeira situação financeira à época. Esse novo pedido vem na esteira de um primeiro pleito de que fossem arrestados bens, dinheiro e direitos da Oi, em medida cautelar, mas que foi negado pela Justiça portuguesa.


Internet Móvel 3G 4G
Brasil fica em último lugar em ranking de uso para carros autônomos

País despensou oito posições em 12 meses e ocupa a 25ª posição do Ranking de prontidão para veículos autônomos da KPMG. Entre os quesitos analisados estão política e legislação e tecnologia e inovação.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TIM quer infraestrutura única para cidades com menos de 30 mil habitantes

Para o CTIO da operadora, Leonardo Capdeville, não faz sentido infraestruturas diferentes em localidades onde a receita é mais baixa. CEO da TIM, Pietro Labriola, fala em IoT como fonte nova de receita.

Anatel mantém pente fino na recuperação judicial da Oi

Agência vai manter o grupo de trabalho criado para acompanhar a operadora. Também quer receber dados financeiros, fluxo de caixa atual, receitas e custos e financiamentos, além de eventuais alienações. Prazo dado à Oi para passar as informações é de 60 dias.

Uma em cada cinco conexões à internet fixa acontece por fibra óptica

Em 12 meses, proporção dos acessos registrados pela Anatel que usam a tecnologia passou de 12% para 20% do total. Cabo detém outros 30%. O Brasil contabiliza 6,33 milhões de acessos em fibra óptica. ISPs mostram força e já representam 21% do market share.

Smartphones puxam demanda global por carregadores sem fio

Segundo números da consultoria IHS Markit, em 2018 foram registrados embarques de 300 milhões de smartphones com essa tecnologia.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G