Home - Convergência Digital

Brasil e Chile assinam acordo que elimina roaming entre os dois países

Convergência Digital - Carreira
Luís Osvaldo Grossmann* - 21/11/2018

O presidente Michel Temer e seu colega do Chile, Sebastián Piñera, assinam nesta quinta, 21/11, no Palácio La Moneda, sede do governo chileno, um acordo de livre comércio que envolve 17 temas, sendo um deles o fim do roaming internacional na telefonia móvel entre os dois países.

Segundo destacou Temer ao defender o acordo como o mais amplo já assinado pelo Brasil, ele “protege os direitos dos consumidores em compras pela internet” e ainda “elimina a cobrança de tarifas adicionais de telefonia celular”, criando “melhores condições de competitividade”.

As tarifas entre os dois países já são zeradas. O novo acordo, no entanto, prevê compromissos no comércio de serviços, comércio eletrônico, telecomunicações, medidas sanitárias e fitossanitárias, obstáculos técnicos ao comércio, propriedade intelectual, Protocolo de Compras Públicas e o Protocolo de Investimentos em Instituições Financeiras.

Em março deste ano, durante cúpula da Citel realizada na Argentina, o Brasil e outros 18 países da região firmaram uma carta de intenções onde prometem trabalhar pelo fim do roaming internacional nas redes móveis até 2022.

Além do Brasil, assinaram o documento Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Estados Unidos, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidade e Tobago e Uruguai.

* Com informações da Agência Brasil

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

26/11/2018
Queda acelera e telefonia fixa perde 1,6 milhão de linhas em 10 meses

21/11/2018
Brasil e Chile assinam acordo que elimina roaming entre os dois países

09/10/2018
Telefonia fixa: Mais de 1.8 milhão de linhas desativas em 12 meses

13/09/2018
DPDC diz que teles receberam multa recorde por induzirem clientes a erro

10/08/2018
Em seis meses, Brasil perde mais de meio milhão de linhas fixas

30/07/2018
Projeto de lei amarra renovação de licenças à cobertura móvel rural

27/07/2018
Teles questionam no STF bloqueio de telemarketing e proibição de fidelidade

04/07/2018
China Mobile é considerada um risco à segurança nacional dos EUA

15/06/2018
Vivo e Claro vencem pregão de telefonia para governo por R$ 68 milhões

27/04/2018
Em três meses, telefonia fixa perde mais 300 mil linhas

Destaques
Destaques

5G exige pelo menos 100 MHz para cada operadora no Brasil

O tema preocupa a coordenação de espectro do 5G Brasil, uma vez que foram destinados 300 MHz na faixa intermediária e há quatro operadoras nacionais.

Segurança cibernética é crítica para o avanço do 5G

O tema é considerado polêmico - até em função das questões políticas que o envolvem como a briga China x EUA -, mas precisa ser debatido, observa Gustavo Correa Lima, engenheiro do CPqD.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Desvende 10 mitos sobre os cartões biométricos

Por Cassio Batoni*

Como toda nova tecnologia, os questionamentos sobre a sua segurança e e a sua confiabilidade ainda existem e são compreensíveis, mas ela veio para ficar. A impressão digital surge como a confirmação principal de que o usuário é quem diz ser.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site