SEGURANÇA

Fraudes atingiram 7,8 milhões de brasileiros

Convergência Digital* ... 22/11/2018 ... Convergência Digital

Um levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estima que até setembro deste ano, 7,8 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude. Os dados mostram que a maior parte das ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito.
Outros golpes mais comuns envolvem o uso indevido do nome para contratação de empréstimos (12%), utilização de documentos para abertura de crediário (10%) e pagamento de boletos falsos (10%). Há ainda pessoas que foram vítimas de clonagem de cartão de débito (7%), falsificação de cheque (7%) e clonagem de placa de veículo (7%).

Crimes como esses acabam causando sérios danos para o consumidor, que ao ter suas informações pessoais utilizadas indevidamente, sofrem não apenas prejuízos financeiros, como também ficam expostos a constrangimentos. Segundo a pesquisa, as principais consequências com ações fraudulentas são perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação (32%), compras indevidas feitas em seu nome (29%) e negativação do CPF, que dificulta a realização de compras por meio do crédito (24%).

A pesquisa ouviu 800 consumidores em setembro de 2018 com idade superior ou igual a 18 anos, de ambos os sexos e de todas as classes sociais, em 12 capitais das cinco regiões brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Salvador, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Manaus e Belém. Juntas, essas cidades somam aproximadamente 80% da população residente nas capitais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais a uma margem de confiança de 95%. Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Clonagem de celular provoca perdas de até R$ 10 mil por vítima no Brasil

Um único grupo teria clonado mais de 5 mil chips no País, adverte a Kaspersky Lab. O golpe começa com a coleta de dados das vítimas por meio de e-mails phising, engenharia social ou vazamento de dados.

Vazamento de dados no CNJ tem nomes, endereços, contas, CPFs e senhas de 53 mil pessoas

Em nota oficial, Conselho Nacional de Justiça assegura que nenhum sistema de informações processuais foi atingido. Mas detalhes do ataque indica que houve acesso a informações de 94 bases de dados.

Unisys promove hackathon sobre segurança das cidades digitais

A segunda edição da maratona de inovação acontece no dia 23 de maio e acontece em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Segurança cibernética é um dos alvos do evento. Qualquer pessoa com idade igual ou superior a 16 anos pode participar.

Vivo incorpora mecanismo antirroubo em serviço de segurança digital

Vivo lança plataforma de segurança com a McAfee e incorpora selfie para proteger aparelho de consumidor.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G