TELECOM

Governo Bolsonaro sinaliza o retorno do silêncio positivo para antenas de telecom

Da redação ... 29/11/2018 ... Convergência Digital

O tema infraestrutura de telecomunicações foi discutido pela equipe de transição do governo Jair Bolsonaro, especialmente, a questão da dificuldade de implantação de redes e antenas, afirmou o diretor de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Artur Coimpra, ao participar da 6ª edição do 5G Global Event, evento realizado pela Telebrasil e que reuniu especialistas de todo o mundo para discutir a tecnologia, no Rio de Janeiro.

"Eles demonstraram forte interesse, em especial, em retomar o dispositivo de silêncio positivo, que significa dar um prazo de até 60 dias aos municípios para se pronunciarem e, caso isso não ocorra, há autorização formal para a instalação da infraestrutura para telecomunicações. Esse ponto existe para as redes elétricas e foi retirado da Lei das Antenas, aprovada no Congresso Nacional. A sinalização foi muito positiva à necessidade de se ter mais infraestrutura", disse Artur Coimbra.

Passadas as eleições, o MCTIC está retomando a força-tarefa para convencer os municípios a desburocratizar o processo de instalação de antenas. O trabalho já está sendo feito em Goiania e será, agora, retomado em São Paulo e Belo Horizonte. "Houve uma parada devido ao processo eleitoral, mas fizemos toda a base de discussão. Montamos os kits para mostrar aos gestores que mais infraestrutura significa mais negócios e mais receita." Assistam à entrevista com o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.


Internet Móvel 3G 4G
Qualcomm é multada em mais de R$ 1 bilhão por prática antitruste na Europa

“O comportamento estratégico da Qualcomm impediu a competição e a inovação no mercado”, afirmou a comissária de concorrência da União Europeia, Margrethe Vestager, ao justificar a aplicação da multa. A Qualcomm vai recorrer da decisão.

Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G