TELECOM

Governo Bolsonaro sinaliza o retorno do silêncio positivo para antenas de telecom

Da redação ... 29/11/2018 ... Convergência Digital

O tema infraestrutura de telecomunicações foi discutido pela equipe de transição do governo Jair Bolsonaro, especialmente, a questão da dificuldade de implantação de redes e antenas, afirmou o diretor de Banda Larga do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Artur Coimpra, ao participar da 6ª edição do 5G Global Event, evento realizado pela Telebrasil e que reuniu especialistas de todo o mundo para discutir a tecnologia, no Rio de Janeiro.

"Eles demonstraram forte interesse, em especial, em retomar o dispositivo de silêncio positivo, que significa dar um prazo de até 60 dias aos municípios para se pronunciarem e, caso isso não ocorra, há autorização formal para a instalação da infraestrutura para telecomunicações. Esse ponto existe para as redes elétricas e foi retirado da Lei das Antenas, aprovada no Congresso Nacional. A sinalização foi muito positiva à necessidade de se ter mais infraestrutura", disse Artur Coimbra.

Passadas as eleições, o MCTIC está retomando a força-tarefa para convencer os municípios a desburocratizar o processo de instalação de antenas. O trabalho já está sendo feito em Goiania e será, agora, retomado em São Paulo e Belo Horizonte. "Houve uma parada devido ao processo eleitoral, mas fizemos toda a base de discussão. Montamos os kits para mostrar aos gestores que mais infraestrutura significa mais negócios e mais receita." Assistam à entrevista com o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.


Internet Móvel 3G 4G
China Unicom faz primeira ligação 5G no release 15 do 3GPP

Piloto, conduzido em parceria com a ZTE, também serviu para testar outros serviços como ligação de voz de grupo, vídeo online e navegação de rede do WeChat, a rede social chinesa.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel nega pedido da Brasscom e mantém prazo de consulta sobre agenda regulatória

Nova agenda possui 51 ações elencadas sendo 37 em andamento e 14 com temas novos. São prioridades: a revisão do modelo legal,  Internet das coisas e 5G.

Oi convoca assembleia geral de acionistas para 30 de abril

Por meio de comunicado ao mercado, operadora marca assembleia de acionistas depois do aumento de capital e do acordo firmado com a Pharol, acionista portuguesa que resistia à execução do plano de recuperação.

Telefonia fixa perdeu quase 2 milhões de linhas ativas em 2018

As concessionárias foram as que mais tiveram pedidos de desligamento - 1,682 milhão de linhas no período de novembro de 2017 a novembro de 2018. Claro lidera o mercado de linhas fixas. Oi detém mais da metade das linhas das concessionárias. Claro aparece entre as autorizadas.

Anatel amplia o cerco aos celulares piratas

Mensagens de alerta sobre o bloqueio de celulares considerados irregulares estão sendo enviadas para os estados da região Nordeste, dois estados da Região Sudeste ( Minas Gerais e São Paulo) e alguns trechos das Região Norte. No portal da Anatel é possível saber se o seu celular é ou não irregular.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G