NEGÓCIOS

Para IBM, Brasil precisa avançar muito mais na transformação digital

Ana Paula Lobo ... 05/12/2018 ... Convergência Digital

Há gaps em todas as verticais quando se fala em adequação à jornada digital, admite o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins. Segundo ele, apesar dos avanços, ainda há muito por fazer para definir que uma companhia é, de fato, digital. "O risco da fragmentação, por conta das diversas iniciativas é real. O nosso recado é: Não permitam a criação do legado digital. As iniciativas têm de ser organizadas e comandadas pelo CEO", reforçou o executivo, em encontro com a Imprensa, nesta quarta-feira, 05/12, em São Paulo.

Desde que a IBM investiu em Inteligência Artificial, com o Watson, a companhia tem um mantra: IA não pode ser reduzida aos chatbots ou avatares. Inteligência Artificial vai muito além e significa transformar o negócio. O cliente passa a ser o grande alvo a ser conquistado. "Estamos com projetos, como o da Volkswagen, que quer o carro cognitivo para ficar mais próximo do cliente que usa o seu produto. Até então, a Volks não tinha contato nenhum com esse usuário", enumera o VP de Estratégia Digital, Ricardo Barbosa. A companhia também passa pelo processo de licitação da TIM, a primeira operadora brasileira a adotar de uma maneira integrada, uma plataforma de IA. O resultado da concorrência deve ser conhecido até o final deste ano.

Indagado como a IBM, uma empresa tradicional, se prepara para não ser 'engolida' pelas novas companhias da era digital, Tonny Martins diz que a transformação precisa acontecer na carne. "Nós mudamos todo o nosso processo. A jornada digital nos fez investir muito em capacitação dos nossos funcionários e do nosso board. Transformação digital não é digitalizar ferramentas. Não é ter um app. É muito mais. É uma guinada no modelo de negócios. Nós fizemos isso", afirmou o executivo.

Tonny Martins evitou dar números, mas afirmou que 2018 foi um ano bom para a IBM Brasil. "Continuamos com o nosso ritmo de crescimento", sustentou. 2019 chega com boas perspectivas. "Não dá mais para evitar investimentos em TICs. O governo terá de investir mais. As empresas já estão entendendo que tecnologia não é custo, mas investimento".

Como meta de negócios, a IBM quer aproveitar o novo ano para usar o ecossistema para se aproximar ainda mais das pequenas e médias empresas nacionais. "Precisamos ficar mais próximas e as novas tecnologias democratizaram o acesso. Hoje todo mundo tem acesso à tecnologia. A explosão dos dados é uma realidade e haverá a necessidade de infraestrutura de TI", completou o executivo.


Cloud Computing
Escolha o fornecedor certo. Parece simples, mas não é

Um estudo feito pelo Gartner mostra que até 2020, empresas que não utilizam computação em nuvem serão tão raras quanto as que hoje não utilizam internet. Isso porque a maioria das inovações tecnológicas é centrada em cloud.

PowerEdge MX - Conteúdo Patrocinado Dell EMC - Convergência Digital
Dell: fornecedor tem o papel de habilitar a transformação digital

A nova linha de servidores precisa ser a base do equilíbrio entre as aplicações do futuro e o legado das empresas para assegurar escala e preservar o investimento, observa o vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil, Luis Gonçalves.

Cade investiga praticas anticompetitivas contra fintechs no mercado de meios de pagamentos e financeiro

Abertura de inquérito decorre de relatório sobre os problemas estruturais do setor, em especial, os efeitos decorrentes da verticalização do setor.

110 países discutem, mas sem consenso, como tributar a economia digital

Como não há acordo comum, cada País começa, de forma unilateral a criar regras de como taxar empresas de Internet, como Google e Facebook. No Brasil, a situação é ainda mais complexa porque não há um consenso tributário hoje.

Buscapé perde ação contra o Google no CADE

Órgão antitruste não entendeu que houve 'infração à ordem econômica' por parte da empresa norte-americana de Internet com relação à comparação de preços. Processo começou em 2011.

Uso de Bitcoin despencou 80% como forma de pagamento

Segundo a consultoria especializada em blockchains Chainanalysis, o uso da criptomoeda mais popular do planeta para transações comerciais encolheu de US$ 427 milhões para US$ 96 milhões até setembro.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G