INOVAÇÃO

CNJ cria laboratório de inteligência artificial para processo eletrônico

Convergência Digital* ... 07/12/2018 ... Convergência Digital

O Conselho Nacional de Justiça anunciou durante o 12o Encontro Nacional do Poder Judiciário, nesta semana, que trabalha na criação de um laboratório de inteligência artificial. O foco será o desenvolvimento de soluções de ponta para os processos judiciais eletrônicos.

“Informação é poder. Vivemos em um país com uma vida altamente judicializada. Quanto não valem as informações depositadas nos bancos de dados dos tribunais?”, afirmou o presidente da Comissão Permanente de Tecnologia da Informação e Infraestrutura do CNJ, Márcio Schiefler.

Segundo o presidente da Comissão de TI, o Poder Judiciário deve assumir protagonismo nesse campo em que o setor privado já oferece serviços aos tribunais em troca do livre acesso às informações processuais. Ou seja, o CNJ e as cortes devem assumir a liderança.

A iniciativa será desenvolvida por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça de Rondônia, que desenvolveu um sistema para criar modelos de inteligência artificial na área de processamento de linguagem natural, aquela com maior aplicação no Judiciário.

Segundo o CNJ, o primeiro produto desse novo laboratório de inteligência artificial é um gabinete inteligente para atuação dos magistrados. Ele será entregue no primeiro semestre de 2019, pois já é utilizado no TJRO e está sendo customizado para o PJe.

Entre os exemplos citados para atuação da IA figura a busca por maior qualidade nas execuções fiscais, um dos maiores gargalos da Justiça brasileira. Ao fazer o anúncio, o CNJ lembrou que esse campo já conta com ferramentas desenvolvidas, caso do sistema Victor, do Supremo Tribunal Federal, e o Sinapses, do TJ-RO.

* Com informações do CNJ


boostLAB, do BTG Pactual, abre espaço para ERPs, big data e Edtechs

A quarta edição do programa superou a marca de 260 empresas inscritas. Para o Batch #5 serão selecionadas de cinco a dez startups para seguirem no programa durante cinco meses. Inscrições abrem nesta quinta-feira, 05/12.

Carros autônomos se multiplicam, mas estão longe do mercado de consumo

Segundo a consultoria Gartner, veículos equipados para direção autônoma mais que dobram a cada ano, mas só o custo dos sensores já os deixa restritos à pesquisa. 

Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

Pesquisa da Avast lista smartwach, caixa de som inteligente, lâmpada e termostato conectados como principais itens de consumo do momento. 

Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

Sede será instalada no Instituto de Pesquisa Tecnológica de São Paulo e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2020.

Economistas lançam livro sobre Inovação associada à economia do compartilhamento

Paulo Bastos Tigre e Alessandro Maia Pinheiro analisam o impacto dos novos negócios, sob a ótica da academia, na economia digital.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G