INTERNET

Roubo de produtos de rede se tornou um pesadelo para provedores Internet

Por Roberta Prescott* ... 14/12/2018 ... Convergência Digital

A pesquisa TIC Provedores 2017, feita pelo CGI.br,  adicionou uma nova medição e ela traz dados preocupantes. A pesquisa perguntou às empresas entrevistadas acerca de furto da infraestrutura física de provimento. Do total, 49% das empresas provedoras afirmaram já terem sido vítimas de roubos da infraestrutura, tais como cabos e antenas.

Para Fábio Senne, do NIC.br, o indicador foi introduzido neste ano e responde à preocupação das empresas relataram problemas com a infraestrutura física. “Perguntamos sobre furto na infraestrutura o que notamos, nesta primeira medição, diferença regionais, com maior índice no Norte e Nordeste e também entre os maiores provedores”, disse.

Enquanto 57% das empresas do Nordeste e 56% do Norte afirmaram já terem sofrido roubo, no Sul e Centro-Oeste o índice foi de 42% e no Sudeste, 50%. Com relação ao porte, 100% dos grandes provedores responderam positivamente à questão. Já entre as micros, com até cem acessos, foram 40%. Confira os dados completos aqui.

“É um indicador que pretendemos acompanhar e se relaciona com o indicadores de dificuldades para entrada dos ISPs aos PTTs, quando eles mencionam custo e capacidade de investimentos como fatores que restringem a entrada”, acrescentou Senne.    

A TIC Provedores 2017 também apontou indicadores que tratam de questões sobre segurança da informação envolvendo a operação. A pesquisa mostrou que 79% das empresas adotaram procedimentos de guarda de registros de conexão dos clientes e 24% dos provedores declararam ter recebido algum ofício judicial com pedido de apresentação de dados ou logs de acesso de clientes. 


Credores da livraria Cultura aprovam venda do sebo online Estante Virtual

Em recuperação judicial, Cultura espera arrecadar R$ 44 milhões com o site comprado pelo grupo em 2017. 

Wi-Fi Alliance disponibiliza certificação para o Wi-Fi 6

O 802.11ax ou Wi-Fi 6 promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração da bateria para dispositivos conectados por Wi-Fi 6 e protocolos de segurança.

Google vai pagar 1 bi de euros ao governo da França

O Google aceitou pagar cerca de 1 bilhão de euros às autoridades francesas para resolver uma investigação de fraude fiscal iniciada há quatro anos, acordo que pode criar um precedente legal para outras grandes empresas de tecnologia no país.

Internet pirata é atividade clandestina de telecomunicações

Decisão do Superior Tribunal de Justiça reafirma que fornecer Internet via rádio sem autorização da Anatel é atividade clandestina. O STJ rejeitou a tese que o equipamento era usado para comunicação restrita.

AbraHosting: ISPs tenham cuidado com os termos de uso do Microsoft SQL Server Web Edition

Entidade diz que a versão chega a custar até 17 vezes menos que uma versão Core Standard, mas que há vetos de uso significativos pela Microsoft e que estão causando penalidades aos usuários.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G