INCLUSÃO DIGITAL

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Luís Osvaldo Grossmann ... 17/12/2018 ... Convergência Digital

A ideia era lançar o serviço comercial logo na esteira das instalações de antenas de acesso à internet via satélite exigidas pelas políticas públicas. Mas com tratativas sobre valores demandadas pelo Tribunal de Contas da União, a americana Viasat vai esperar a palavra final do órgão de controle para iniciar a venda privada de conexões com uso do satélite nacional, da Telebras.

Antes do sucessivos litígios sobre o uso do satélite brasileiro, a previsão era da venda de banda larga em no máximo nove meses após o anúncio do acordo. “Em outubro já teríamos lançado o WiFi comunitário, coisa de 45 dias depois das antenas dos programas governamentais. Mas vamos aguardar uma definição do TCU antes de retomar essa ideia”, afirma a vice presidente e gerente geral da empresa para o Brasil, Lisa Scalpone, em Brasília nesta segunda, 17/12, para a inauguração do centro de operações do satélite na capital.

A demanda, mesmo em áreas isoladas como comunidades indígenas, é evidente, revela a executiva. “Estamos vendo taxas incríveis a partir do próprio Gesac”, explica. A julgar pelo modelo visto em julho, quando Telebras e Viasat conectaram uma escola na comunidade indígena Surumu/Barro, em Roraima, a população que vive na área não conta com sinal de celular e aproveita o link da escola. É parte do público que a Viasat acredita capaz de comprar o serviço em um modelo semelhante a uma Lan House, só que via satélite.

O contrato entre a empresa americana e a estatal brasileiro passou a maior parte de 2018 suspenso, primeiro pelo Judiciário, depois pelo TCU. No último dia de outubro, a Corte de Contas aprovou a validade do acordo, mas exigiu mudanças nos valores negociados. Na semana passada executivos da Telebras foram aos EUA. Nesta, vice-versa. A expectativa de que até a primeira semana de fevereiro haverá números a mostrar ao TCU.

A vice presidente da empresa americana garante, no entanto, que a relação com o Brasil está só começando. O próximo satélite da constelação Viasat 3 será lançado em 2020 e deverá cobrir a América do Sul, permitindo a modulação de capacidade em toda a região. No México, onde chegou em 2016, também pelo vão da baixa renda, já começou a oferecer conexões residenciais de alta velocidade em regiões urbandas também.


America Net: Programa WiFi Livre SP une risco e oportunidade de negócios

Operadora investirá R$ 20 milhões na iniciativa e aposta que o retorno virá com a exposição da marca junto aos assinantes, revela o vice-presidente, José Luiz Pelosini. America Net vai ter 619 pontos de acesso WiFi gratuito público na capital paulista.

Um terço das casas no Brasil usam antenas parabólicas

Segundo o IBGE, são 23 milhões de domicílios, bem espalhados pelo país. Isso revela o problema que a Anatel terá para mitigar as interferências e liberar a faixa de 3,5GHz para o 5G.

Internet chega a 3 de cada 4 domicílios no Brasil

Nas mãos de 84% dos brasileiros, o celular é o típico aparelho para uso da rede. Mas as conexões fixas já alcançam 73% dos lares do país, conforme dados da PNAD Contínua TIC 2017, do IBGE. Mas quase 30% da população ainda acha que o acesso à Internet é caro.

Viasat: TCU controla viabilidade de acordo com Telebras

Segundo a vice presidente da empresa, Lisa Scapone, a demanda existe e pode ser medida pelo Gesac, mas operação comercial no Brasil depende dos ajustes no contrato para uso do satélite nacional.

Anatel indica que banda larga móvel pode ficar com sobras da TV Digital

“Edital tinha dois objetivos: a transição do sistema de TV digital e o desenvolvimento da banda larga móvel no país”, afirma presidente da agência, Leonardo de Morais. Saldo chega a R$ 877 milhões.

PC fica cada vez mais distante da população mais pobre no Brasil

Dados do IBGE revelam que os mais pobres do País trocaram os PCs pelos celulares e tablets. A proporção da população com acesso à internet no domicílio passou de 67,9% em 2016 para 74,8% em 2017.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G