TELECOM

Revisão do modelo de telecom é prioridade da Anatel

Luís Osvaldo Grossmann ... 20/12/2018 ... Convergência Digital

Em prestigiosa cerimônia, a Anatel começou a virada de 2018 para 2019 com chegadas e despedidas. Novos conselheiros marcam uma significativa renovação no colegiado. Mas como destacou o novo presidente Leonardo de Morais, a pauta principal continua a mesma: a revisão do marco legal das telecomunicações e seus reflexos regulatórios.

“A agenda de telecomunicações é prioritária em todo o país que tenha estratégia de desenvolvimento bem concebida. A conectividade é insumo indispensável. E dentre os muitos desafios regulatórios, destaco a adaptação dos instrumentos de concessão no caso de aprovação do PLC 79, a principal reforma microeconomia no setor desde a desestatização”, sustentou Morais, entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o ministro Gilberto Kassab, senadores e deputados, atuais e futuros.

Alinhado a essa agenda, Moises Moreira, que deixa a secretaria de Radiodifusão do MCTIC para também assumir o colegiado da Anatel, ressaltou que “a simplificação da regulação deve ser diretriz fundamental, especialmente em telecom. Precisamos rapidamente direcionar o modelo regulatório no caminho da modernidade. A LGT foi superada pela técnica e pelo entusiasmo do consumidor brasileiro. Não apenas a reforma com o PLC 79, mas outras mais serão necessárias. A evolução tecnológica é exponencial”, disse.

O novo presidente da Anatel completou a agenda prioritária com o leilão das faixas 2,3 GHz e 3,5 GHz, “que abrirá as portas da quinta geração do serviço móvel pessoal”, além das sobras de 700 MHz. Destacou ações de aproximação com os consumidores e com o governo, por meio do MCTIC. E encerrou lembrando que telecom é sinônimo de desenvolvimento econômico, mas que é um setor amarrado pela alta carga tributária.

“As barreiras tributárias demandam interação com o Poder Executivo. E embora se reconheça o delicado momento fiscal, a carga é desproporcional  àquela aplicada [ao setor] em outros países e discrepa penetração de banda larga e crescimento econômico, que conectividade dá liga à estratégia digital.”


Internet Móvel 3G 4G
‘Horário nobre’ derruba velocidade da internet móvel pela metade no Brasil

Sem congestionamento, madrugada tem média de 28 Mbps no Brasil. Mas às oito da noite, quando há uma maior demanda de uso, a média  fica em 16 Mbps.  Oscilação é considerada 'normal' nas redes móveis. Alívio virá, revela estudo da Opensignal, com o desembarque do 5G.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Anatel multa Oi por segurar R$ 8 milhões da TIM por um ano

Embora as duas operadoras tenham firmado acordo entre si três anos antes do processo, agência manteve multa de R$ 3,2 milhões, por entender que o acordo financeiro firmado entre as teles não eliminava aplacava a irregularidade da retenção de recursos.

Embratel usa Banda KA para expandir banda larga fixa e IoT

Diretor Executivo da Embratel Star One, Gustavo Silbert, explica que o serviço IPSAT terá um ponto concentrador dos dispositivos de IoT para levar comunicação às áreas remotas.

Teles vão ao STF contra lei que obriga atendimento em 15 minutos

Nova ação direta de inconstitucionalidade argumenta competência federal sobre telecom para questionar a lei aprovada em São Paulo que dispõe sobre o tempo de espera nas lojas das operadoras.

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Em visita ao leste europeu, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, diz que o uso de equipamentos de telecomunicações chineses “dificultam parcerias”.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G