INCLUSÃO DIGITAL

Governo: Telebras fica 'da mesma forma' e precisa desatar 'nó' com Viasat

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/01/2019 ... Convergência Digital

O novo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, indicou nesta quarta, 2/1, ao tomar posse oficialmente no cargo, que a política de inclusão digital é prioridade e permanece entre as atribuições da estatal Telebras, mantida junto à pasta.

“A Telebras permanece da mesma forma. Temos um trabalho a ser feito com relação à recuperação da eficiência de todas as entidades vinculadas. Isso é um trabalho que inicia hoje e também envolve os Correios. Mas permanece como está”, disse o astronauta-ministro. “Temos uma parte de inclusão digital dentro das telecomunicações que permanece.”

“Uma das coisas que me preocupa bastante é levar banda larga ao país inteiro. É um dos esforços que a gente tem que fazer. Temos um país muito grande, com regiões mais remotas, mais difíceis. Mas é muito importante para as escolas, para as famílias como um todo, que sejam trazidas para os dias atuais em termos de tecnologia. Então esse esforço será muito grande para levar banda larga a todo o país”, insistiu o novo ministro.

Pontes indicou, porém, a necessidade de efetivo andamento da parceria entre a Telebras e a americana Viasat, no qual é calcado o principal programa de inclusão digital do governo federal em andamento. O contrato entre as empresas esteve suspenso praticamente durante todo o ano de 2018 e está em curso uma revisão de valores por exigência do Tribunal de Contas da União.

“Estou analisando ainda como isso pode ser melhorado. Temos a questão da Viasat e toda essa parte jurídica. Precisa destravar esse nó para dar sequência nesse trabalho, estender a banda larga, nossa estrutura de solo. E temos que lembrar que nessa expansão temos um grande número de provedores que podem fazer a capilaridade. A ideia é aumentar a qualidade de vida das pessoas.”


Carreira
Ministério da Economia vai contratar 350 temporários para transformação digital. Assespro diz que medida é nociva

Seleção simplificada mira especialistas em gestão de projetos, infraestrutura de TI, segurança de dados, experiência do usuário e desenvolvimento de software. Federação Assespro reclama da falta de parceria do governo com as empresas.

No Brasil, 39% dos alunos das escolas públicas não têm PCs, notebook ou tablet para estudar

A TIC Educação 2019 constata ainda que nas escola rurais, apenas 40% delas têm um PC ou uma conexão à Internet.

Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

Vinte milhões de domicílios brasileiros não têm conexão a Internet

Pesquisa TIC Domicílios 2019 evidencia a desigualdade digital no Brasil, onde três em cada quatro brasileiros admitem usar a Internet, mas com qualidade distinta de acesso.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G