SEGURANÇA

Brasil foi o sexto país mais afetado por vírus em apps da Google Play

Convergência Digital ... 08/01/2019 ... Convergência Digital

A Trend Micro anunciou que identificou infeções por aplicativos baixados da Google Play em 196 países em 2018, indicando a necessidade de cuidados mesmo quando os softwares estão em gigantes plataformas da internet. E o Brasil aparece como o sexto país mais afetado por downloads com malware.

Segundo o levantamento, um software espião identificado foi ANDROIDOS_MOBSTSPY, que se disfarçava como aplicativos legítimos do Android. “As aplicações estavam disponíveis para download na Google Play em 2018, com algumas já tendo sido baixadas mais de 100 mil vezes por usuários de todo o mundo”, afirma a Trend Micro.

A Índia foi o país mais afetado, com 31,7% dos downloads de programas com vírus – como jogos Flappy Birr Dog, aplicações como FlashLight ou Win7imulator, todos já removidos da loja de apps pela Google. Em seguida aparece a Rússia (7,5%), o Paquistão (4,8%), Blangadesh (4,7%), Indonésia (3,4%) e o Brasil, com 3,2%.

“MobSTSPY é capaz de roubar informações como localização do usuário, conversas por SMS, registros de chamadas e itens da área de transferência. O malware é capaz, inclusive, de roubar e fazer o upload de arquivos encontrados no dispositivo. Também pode coletar credenciais adicionais por meio de um ataque de phishing. É capaz de exibir falsos pop-ups do Facebook e do Google para phishing dos detalhes da conta do usuário. Se o usuário inserir suas credenciais, o pop-up falso informará apenas que o login não foi bem-sucedido. Nesse ponto, o malware já teria roubado as credenciais do usuário.”


NEC - Conteúdo Patrocinado - Convergência Digital
Multibiometria: saiba como ela pode cuidar da sua segurança digital

Plataforma Super Resolution, que integra espaços físicos e digitais, será apresentada pela primeira vez no Brasil no Futurecom 2018. Um dos usuários da solução é o OCBC Bank, de Cingapura. A plataforma permite o reconhecimento instantâneo das pessoas à medida que se aproximem da agência.

Clonagem do WhatsApp já atingiu 8,5 milhões de brasileiros

Segundo pesquisa realizada pela PSafe, essa modalidade de golpe faz 23 novas vítimas todos os dias no Brasil. Quase 30% dos entrevistados colocaram o vazamento das conversas como o principal prejuízo da clonagem.

Custo médio de uma violação de dados é de R$ 5,4 milhões no Brasil

Empresas brasileiras levam em, média, 250 dias para identificar a violação dos dados. De acordo com o diretor de Cibersecurity da IBM, João Rocha, as organizações enfrentaram a perda ou o roubo de mais de 11,7 bilhões de registros nos últimos três anos. Ataques maliciosos custam mais do que as violações por falhas humanas.

Em maio, Brasil teve mais de 140 milhões de ameaças disseminadas por e-mail

País fica no top 3 do ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos e a China, revela estudo feito pela Trend Micro.

Duas em cada três empresas querem Inteligência Artificial para evitar ataques hackers

Quase 70% das corporações admitem que não serão capazes de responder aos ataques cibernéticos sem o uso da IA. O levantamento global da Capgemini revela ainda que uma em cada cinco empresas admitem o impacto dos hackers e um prejuízo significativo nos negócios.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G