TELECOM

Oi e Pharol fazem acordo para encerrar guerra judicial

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/01/2019 ... Convergência Digital

A Oi e a Pharol anunciaram nesta quarta, 9/1, um acordo para encerrar a guerra judicial entre a supertele nacional e a sua acionista portuguesa. As cláusulas do armistício envolvem dinheiro, ações e assentos, reforçam o casamento entre os grupos e ao menos temporariamente fazem a Pharol recuperar parte do posto ao encostar no fundo Solus com a segunda maior participação na Oi.

Pelo acerto, a operadora brasileira vai pagar 25 milhões de euros à Pharol, ou R$ 105 milhões ao câmbio desta quarta, que deverá usá-los no aumento de capital da própria Oi. Além disso, a tele vai entregar todas as 33,8 milhões de ações que detém em tesouraria. Com isso, a participação da portuguesa, hoje em 7,8% do capital, sobe a 9,3%. O Solus tem 9,5%. Mas o desenho vai mudar após a capitalização em curso.

Em troca, além da extinção da totalidade dos litígios entre os grupos, com custos assumidos pela Oi, a Pharol se compromete a apoiar o plano de recuperação judicial que vem combatendo. Isso envolve alinhamento às medidas previstas no acordo firmado com os credores e em termos práticos comparecimento e voto favorável a elas em quaisquer assembleias da Oi sobre o tema.

“Os Conselhos de Administração da Oi e Pharol aprovaram por unanimidade o acordo. O management da Oi e Pharol estão alinhados, de boa-fé, aos melhores interesses da Oi para que a Companhia tenha foco absoluto no turnaround operacional e elimine dispersão e custos relacionados a litígios”, informaram as duas empresas em comunicados ao mercado publicados neste 9/1.

A pacificação recupera um dos alvos de briga judicial, que é o direito da Oi indicar um dos membros do conselho de administração da Pharol – condição sine qua non para a validação do acordo agora anunciado. Além disso, os termos preveem que em caso de venda de participação da Oi na angolana Unitel, a brasileira cobrirá as contingencias tributárias envolvidas.


Revista do 62º Painel Telebrasil 2018
Veja a revista do 62º Painel Telebrasil 2018 Brasil Digital: O futuro é agora - é o tema da revista do Painel Telebrasil 2018.
Edição, com 104 páginas, consolida os debates realizados no evento, que reuniu a indústria de Telecomunicações.
Clique aqui para ver outras edições

Rede da Oi registra tráfego de 4,27 terabytes na etapa mundial do circuito de surfe

O volume registrado equivale a 1.099.606 fotos de alta resolução, montante 20% maior que o número transmitido no ano passado, de 909.042 fotos (3,53 Terabytes).Evento aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro.

Oi se posiciona como prestadora de serviços de TI

Tele estruturou serviços como segurança cibernética, big data e gestão integrada. "Entender as dores e as necessidades do cliente é uma obrigação", afirma Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing do Corporativo da Oi.

Embratel: transformação digital exige experimentar e errar

O cliente é e centro da jornada digital que a operadora faz há sete anos, conta o CEO, José Formoso.

"Estamos comprometidos com o futuro do Brasil", diz CEO da Telefónica

Em reunião geral dos acionistas, realizada em Madrid, o presidente do conselho e CEO da Telefónica José María Álvarez-Pallete, afirmou que o Brasil é um dos países que mais vai crescer no mundo com a revolução digital.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G