GOVERNO

MCTIC começa mudanças pela secretaria de telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 11/01/2019 ... Convergência Digital

O Diário Oficial da União desta sexta, 11/1, trouxe as primeiras modificações no quadro técnico do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Entre elas, a exoneração do engenheiro, professor e ex-reitor da UFSC, Álvaro Prata, da secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped).

No ritmo a conta-gotas das nomeações do novo governo federal, no entanto, Prata ainda não ganhou substituto. No MCTIC, a leitura é de que o Decreto que reorganizou a estrutura manteve tudo como estava no ano passado até 30/1. E é provável que sejam publicados ainda ajustes no novo organograma.

Enquanto isso, as primeiras nomeações vieram na secretaria de telecomunicações. O novo secretário, agora formalmente nomeado, é Vitor Menezes, servidor da Anatel que até o fim do ano passado ocupava a superintendência de outorgas e recursos à prestação.

Menezes trouxe da agência Wilson Diniz Wellisch, que era seu superintendente substituto na Anatel, para ser o novo diretor do departamento de inclusão digital, responsável por programas como o Gesac, agora sustentado no acordo Telebras/Viasat, e de Cidades Digitais. Ele fica no lugar de Américo Bernardes.

Além dele foi indicado para o cargo de diretor do departamento de serviços de telecomunicações o coronel reformado da Força Aérea, Rogério Troidl Bonatto. Esse é o setor que nos últimos anos redesenhou a política geral, especialmente de conectividade – e que acabou sendo a única proposta transformada em Decreto ainda no governo Michel Temer. O novo diretor assume no lugar de Laerte Cleto.


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Pontes faz o primeiro contato com as teles para definir agenda do setor

SindiTelebrasil se reuniu com o ministro Marcos Pontes (MCTIC) e apresentou a agenda que o setor gostaria de ver solucionada pelo novo governo. À mesa estavam a revisão do Marco Regulatório do setor e o recém-aprovado PGMU, com novas metas de universalização.

Vinte e dois anos depois, governo tenta, mais uma vez, criar uma identidade nacional

Mais um Grupo de Trabalho foi montado para fazer o projeto sair do papel. Objetivo é criar uma base digital que unifique documentos diversos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, Título de Eleitor e Certificado de Reservista.

MCTIC quer destravar acordo Telebras/Viasat por banda larga em 100 dias

Em entrevista ao portal do Palácio do Planalto, o ministro Marcos Pontes ambém falou sobre levar robótica para as salas de aula.

Caio Mario de Andrade é o novo presidente do Serpro

Perfil escolhido para a estatal é de um empreendedor da Internet. Vice-presidência ficará com um servidor de carreira, Wilson Biancardi Coury, que estava cedido à Rede Nacional de Pesquisa.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G