INCLUSÃO DIGITAL

Brumadinho: Mais de 300 Gpbs de voz e dados trafegados na rede da Telebras

Convergência Digital* ... 01/02/2019 ... Convergência Digital

Após uma semana de atividades no apoio às autoridades civis e militares no trabalho de resgate e salvamento de vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, a Telebras contabiliza o total de 22 antenas, por meio da oferta de serviços de comunicações satelitais com acesso sem fio WiFi de 20 Mbps cada, providos pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), utilizando a banda Ka, que cobre toda a região.

Desse total, nove pontos se referem à conexão internet em banda larga ativadas dentro programa Gesac em escolas municipais de ensino fundamental e escolas estaduais de ensino médio da região. Esses pontos ficarão em definitivo, mas, no momento, também se direcionam para reforço no atendimento às autoridades e à comunidade local. Nesses sete dias de comunicação interna na região, trafegaram pela rede WiFi, via SGDC, mais de 300 Gbps de voz e dados.

Desde o final da tarde dessa quinta-feira, 31, a Telebras ativou o atendimento às famílias das vítimas na Estação do Conhecimento, em Brumadinho, e à Comunidade Parque das Cachoeiras, próximo dali, para disponibilizar comunicação rápida à Defesa Civil e à população local. Desde o rompimento da barragem, nove profissionais, entre engenheiros e técnicos da estatal atuam Brumadinho para viabilizar a conectividade do serviço de internet rápida e gratuita via WiFi ao Comando Central de Operações, às Polícias Federal e Militar de Minas Gerais, à Força Aérea, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, aos militares israelenses no apoio às operações de campo, ao serviço de cadastramento das famílias necessitadas e à comunidade na região.

*Com informações da Telebras


Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Anatel quer saber se há interesse em investir em satélites no Brasil

Consulta pública sobre o tema recebe contribuições até 7 de setembro. Ideia é saber se há empresas que queiram prover serviço ininterrupto de capacidade satelital por cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2021.

Sem rede e velocidade de conexão, escola rural padece para acessar à Internet

Apenas 34% das escolas possuem ao menos um computador com acesso à internet e a velocidade de conexão é baixa para permitir uso pedagógico, na faixa de 2 Mbps, revela a pesquisa TIC Educação 2018, do CGI.br.

Anatel quer BNDES como agente financeiro para usar FUST na expansão da banda larga

Agência reguladora aprovou o Plano Estrutural de Redes de Telecomunicações, o PERT. De acordo com a Anatel, 3.542 dos 5.570 municípios do país não possuem acesso à rede de fibra óptica. Agência também diz que dos R$ 20 bilhões do FUST, apenas R$ 200 mil foram aplicados no setor.

Acesso à Internet reproduz desigualdade social e econômica no Brasil

Estudo do IPEA mostra que a falta de acesso à internet repete as mesmas adversidades e exclusões já verificadas na sociedade brasileira no que tange a analfabetos, menos escolarizados, negros, população indígena e desempregados.  Homens e mulheres têm comportamento semelhantes na Web.

Google Station é plataforma de monetização para Programa WiFi Livre SP

Empresa firmou parceria com América Net e Linktel, com patrocínio do Itaú, e já conta com 80 hotspots distribuídos na capital de São Paulo.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G