INCLUSÃO DIGITAL

PGR volta a pedir ao STF que suspenda contrato entre Telebras e Viasat

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/02/2019 ... Convergência Digital

A procuradora geral da República, Raquel Dodge, voltou a pedir ao Supremo Tribunal Federal que suspenda o acordo firmado entre a Telebras e a americana Viasat para uso do satélite nacional, base dos atuais programas de inclusão digital do governo federal.

Em agravo regimental contra decisão da então presidente do STF, Carmen Lúcia, de julho de 2018, a PGR repete os questionamentos conta a escolha da parceira, que foi referendada pelo Tribunal de Contas da União, mas ainda assim considerada lesiva pelo Ministério Público.

 A PGR sustenta que a Telebras deveria ter observado os mesmos critérios da chamada pública de interessados em usar o satélite, realizada em 2017 mas fracassada por falta de participantes. Por isso, quer que o atual presidente José Dias Toffoli reforme a decisão que manteve o acordo, ou que o caso seja submetido ao colegiado.

“As duvidosas circunstâncias da contratação, o enorme volume de recursos públicos envolvidos e as irregularidades e desequilíbrio financeiro já constatados pelo Tribunal de Contas da União impõem a intervenção do Supremo Tribunal Federal, para que, cautelarmente, minimizem-se os prejuízos ao erário e sejam preservados a lisura da ação administrativa e o patrimônio público”, aponta a PGR.

Decisão do PGR mostra que a judicialização do acordo Telebras e Viasat parece não ter um fim. Ao julgar o assunto, o TCU entendeu que a Lei das Estatais (13.303/16) dá flexibilidade à Telebras para a contratação da Viasat. Mas reclamou do quinhão da parceira americana (R$ 310 milhões) ser maior que o da estatal (R$ 203 milhões) e pediu a revisão desses termos. Os novos ainda não são conhecidos.

“Embora tenha entendido não ser o caso de integral anulação do contrato – tendo em vista que referida invalidação acarretaria severos prejuízos para a execução de uma importante política pública –, concluiu a Corte de Contas pela existência de sérios vícios”, argumenta a PGR no novo pedido ao Supremo.

Na sexta-feira passada, dia 01/02, a estatal brasileira e a fornecedora norte-americana comunicaram ao mercado que fizeram um aditivo no contrato para atender as exigências do TCU.


Carreira
No Rio, apenas 21% das empresas adotam o teletrabalho

A 15ª Pesquisa de RH para RH 2018/2019, realizada pelo TI Rio (Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro), mostra que há uma grande desigualdade de genêro, com os homens ganhando quase o dobro que as mulheres em funções equivalentes.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.

Domicílios com Internet chegam a 67% no Brasil, mas desigualdade permanece

TIC Domicílios 2018, do CGI.br, revela que as classes D e E elegeram o smartphone como o meio preferencial de acesso.

Nas favelas, há jovens ávidos para aprender e trabalhar com TICs

O projeto Vai na Web já formou 200 jovens em linguagem de programação, mas, agora,busca recursos para ensinar as profissões do futuro como Inteligência artificial e internet das coisas.

Anatel aprova consulta para aumentar potência do Wi-Fi

Além de permitir o uso de equipamentos WiFi na faixa de 60 Ghz, para o WiGig, que promete conexões de até 7 Gbps, agência prevê aumentar a potência atual dos aparelhos na faixa de 5 GHz.  

Anatel quer saber se há interesse em investir em satélites no Brasil

Consulta pública sobre o tema recebe contribuições até 7 de setembro. Ideia é saber se há empresas que queiram prover serviço ininterrupto de capacidade satelital por cinco anos a partir de 1 de janeiro de 2021.



  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G