Home - Convergência Digital

Empresa de TI faz entrevistas às cegas e usa IA para selecionar estagiário

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital* - 07/02/2019

A Oracle iniciou um novo programa de seleção, focado nas soft skills dos candidatos. Idealizado por um grupo multidisciplinar de cinco colaboradores brasileiros da Oracle, que tiveram a oportunidade de participar de edições anteriores dos programas de estágio e trainee (eTalent & Class of), o Generation Oracle tem como objetivo orientar e formar uma geração de profissionais do futuro: pessoas com excelentes qualidades humanas, capazes de tirar o melhor proveito da inovação e de transformar o mundo.

Para a Oracle, o programa é um estado de espírito, por isso o processo não é orientado por critérios tradicionais como idade, habilidades técnicas e fluência em línguas, sendo necessário apenas o conhecimento básico do idioma inglês. Para fazer parte do Generation Oracle, os interessados devem ter nível superior ou técnico, durante a duração do programa (de 13 a 18 meses). Além disso, é importante querer “transformar o mundo, empoderando as pessoas, por meio da inovação” (Propósito da Oracle na América Latina)
 
Para participar, o interessado tem de ter disponibilidade para trabalhar 35 horas por semana (ou equivalente à carga horária de estagiário), no escritório da Oracle em São Paulo.

Como funciona o programa Generation Oracle?

“Em nosso dia a dia na Oracle, acompanhamos diversas revoluções tecnológicas, que desafiam os sistemas econômicos tradicionais e passam a dar espaço a novas economias. Nesse contexto, nos deparamos com a necessidade também de uma (r)evolução humana. Por isso, nos reunimos e buscamos a mentoria de alguns executivos da empresa para criar o Generation Oracle, pois acreditamos que os profissionais do futuro destacam-se por serem humanos – por seus valores, habilidades comportamentais, consciência e compromisso em fazer um mundo melhor”, explica Lucas Leung, analista de Marketing e porta-voz do grupo que concebeu o novo programa.

Inspirados pelo que há de melhor nas experiências de estágio e de trainee da Oracle, em seus aprendizados e na visão crítica do mercado de trabalho atual, o grupo estruturou o Generation Oracle baseado em três pilares:

1) Novo processo de recrutamento;

2) Sólido programa de desenvolvimento de talentos;

3) Criação da comunidade Gen O.

A primeira etapa é marcada por entrevistas às cegas, repletas de soluções tecnológicas, como inteligência artificial, chatbots, experimentação de cloud (nuvem), o que garante diversidade em todos os aspectos e uma imersão no mundo da tecnologia. Uma vez selecionada, a pessoa começa sua jornada que durará de 13 a 18 meses. O primeiro mês, de “reconhecimento”, traz treinamentos corporativos e de habilidades-base, explorando a cultura Oracle. Entre o segundo e o 13º mês, há uma rotação pelas áreas, passando pelas estruturas principais da empresa: vendas, pré-vendas, marketing e comunicação, relacionamento com o cliente, além de consultoria, cidadania corporativa, laboratório de inovação, ecossistema de e startups etc.

A pessoa também receberá acompanhamento e será mentorada por uma comunidade formada por entusiastas do programa para dar todo suporte necessário, com possíveis visitas a outras subsidiárias e o desenvolvimento de plano de carreira. A partir do 14º mês, uma vez alocada na estrutura principal que mais tem a ver com ela, a pessoa irá desenvolver um projeto de intra-empreendedorismo junto à comunidade que a ajudou durante o programa, para também contribuir e orientar as futuras turmas do Generation Oracle.

Serviço

Período de inscrição: De 4 de fevereiro a 4 de março de 2019

Site para inscrições no Brasil: ora.cl/yi5fq

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

07/02/2019
Empresa de TI faz entrevistas às cegas e usa IA para selecionar estagiário

14/02/2017
Oracle retoma guerra com o Google por Java/Android

01/07/2016
Na guerra do Itanium, Justiça condena Oracle a pagar US$ 3 bi à HPE

28/01/2016
Oracle anuncia a morte do plugin da linguagem Java

22/01/2015
Oracle dará certificação gratuita em Java e Database 12c no Brasil

13/08/2013
Ellison, da Oracle, acusa rival Larry Page, de agir de 'forma maldosa'

05/03/2013
Oracle lança atualização urgente para Java

22/02/2013
Hackers transformam Java numa dor de cabeça para a Oracle

26/10/2012
Nova TI exige simplicidade e CEOs no centro das decisões

03/08/2012
SAP paga US$ 306 milhões para encerrar briga com Oracle

Veja mais artigos
Veja mais artigos

O futuro do trabalho colocado à prova

Por Luiz Camargo*

Novas profissões exigem também novas habilidades para acompanhar a revolução digital. Os novos empregos certamente irão demandar habilidades analíticas, matemáticas e digitais, com um toque de neurociência.

Destaques
Destaques

Mais de 60% dos brasileiros estão infelizes, mas têm medo de mudar de emprego

Estudo da Brands2Life, com o LinkedIn, traz um dado assustador: 80% dos brasileiros não se candidata para a vaga de trabalho que gostaria. Cerca de um terço dos profissionais deixa de se candidatar a uma nova vaga por falta de confiança na sua própria capacidade.

Serviços de TI e de Telecom podem ser 100% terceirizados no Governo Federal

Também foi incluída na lista divulgada pelo governo Federal o serviço de teleatendimento. Decisão está publicada na portaria 443/2018.

TRT/São Paulo homologa dissídio coletivo de TI de 2018

Tribunal concedeu estabilidade para a categoria pelo período de 30 dias. O Convergência Digital disponibiliza a íntegra do acórdão entre patrões e empregados, homologado pela Justiça. Reajuste salarial acorcado foi de 2,07%.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site