Home - Convergência Digital

5G Americas pede pressa para licenciamento das faixas entre 3,7 e 4,2 GHz

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 11/02/2019

A 5G Americas divulgou um novo relatório sobre a oferta de espetro radioelétrico na região e defende que os países acelerem o licenciamento para a nova onda tecnológica da telefonia móvel. Segundo a entidade, as promessas associadas ao 5G exigem espectro harmonizado internacionalmente em bandas baixa, média e alta.

“Toda a banda de 3,70-4,20 GHz, ou uma grande parte dessa banda, para implementação flexível licenciado deve ser disponibilizada no menor prazo possível”, conclui a entidade no relatório Visão de Espectro 5G. O documento menciona iniciativas já tomadas pelo Brasil, em particular a perspectiva de leilão da faixa de 3,5 GHz e a tentativa de harmonização da faixa de 26 GHz.

O relatório sustenta, ainda, que “oportunidades para a identificação e alocação de espectro abaixo de 3 GHz ainda devem ser consideradas”, bem como “também será importante continuar considerando o uso licenciado de espectro na faixa de 7-24 GHz”.

No documento, a 5G Americas identifica as bandas que oferecem potencial para uso com serviços 5G e apresenta recomendações sobre mecanismos para a liberação de espectro, compartilhamento de frequências e as medidas que o setor e a administração pública devem tomar para garantir o progresso da tecnologias.
 
“A dinâmica do mercado e das políticas estão evoluindo para criar um clima favorável para a 5G, principalmente através das medidas tomadas pelas autoridades com a identificação e alocação de mais espectro licenciado”, afirma o presidente da 5G Americas, Chris Pearson.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

17/07/2019
Marketing excessivo e Fake News minam a confiança do usuário no 5G

04/07/2019
5G vence WiFi e será o padrão dos carros conectados na Europa

03/07/2019
Venda de smartphone 5G vai dar um salto de 1200% em 12 meses no mundo

02/07/2019
MCTIC abre consulta pública para definir a estratégia para 5G no Brasil

26/06/2019
Florianópolis quer ser cidade laboratório do 5G no Brasil

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

26/06/2019
Governo de Brasília retoma Parque Tecnológico com laboratório de 5G e incubadora

26/06/2019
TIM faz piloto de 5G em 'rede viva' em Florianópolis

24/06/2019
Huawei: "Vamos manter os altos investimentos em 5G"

12/06/2019
Ericsson: adoção do 5G será ainda mais rápida do que foi a do 4G

Destaques
Destaques

Varejo x bancos: carteira digital vira superaplicativo

Superados os obstáculos iniciais, mercado não financeiro acelera estratégia para ficar com preferência dos consumidores.

Para injetar R$ 200 bilhões na economia, IoT tem de ficar livre das amarras tributárias

Relator da proposta de tributo zero para Internet das Coisas, deputado Eduardo Cury, do PSDB/SP, disse que o setor precisa municiar o Parlamento com dados para convencer à Casa a conceder a desoneração.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

O potencial pouco explorado da Internet das Coisas

Por Daniel Kriger*

A grande mudança que a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) trará para a vida das pessoas está além da facilidade de se preparar um café, programar um banho quente ou economizar na conta de luz. Dar conectividade a objetos e abrir espaço para comandos inteligentes em inúmeras tarefas do dia a dia é um dos principais propósitos de IoT. Mas não é só isso.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site