TELECOM

EUA vai banir Huawei e sugere cortar parcerias com quem não imitar

Convergência Digital* ... 11/02/2019 ... Convergência Digital

Em guerra aberta contra a fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei, o governo dos Estados Unidos se prepara para banir completamente fornecedores chineses das redes americanas por meio de um decreto presidencial. E pressiona outros países a fazerem o mesmo sob o risco de serem cortados de parcerias com os EUA.

O recado foi dado nesta segunda-feira, 11/2, pelo secretário de Estado dos EUA Mike Pompeo – cargo que equivale ao ministro de Relações Exteriores no Brasil. Em visita a cinco países do leste europeu, o representante americano admitiu que cada país é soberano, mas indicou que os EUA estão dispostos a retaliar quem não seguir a “sugestão”.

“É imperativo que compartilhemos o que sabemos sobre os riscos que a presença da Huawei nas redes representa. Temos uma obrigação de compartilhar. E vemos isso por todo o mundo. Torna difícil para os EUA estarem presentes. Se esses equipamentos forem colocados onde temos importantes sistemas americanos, dificulta para nós sermos parceiros”, afirmou Pompeo.

As declarações do secretário de Estado dos EUA foram feitas nesta segunda durante visita à Hungria, onde a fabricante chinesa calcula atender 70% dos habitantes. Mike Pompeo ainda passará pela Polônia, Eslováquia, Bélgica e Islândia.

Na crescente pressão americana sobre o tema, a expectativa é de que o presidente Donald Trump assine nesta semana um decreto para banir totalmente os equipamentos chineses das redes móveis do país. A ideia, segundo o site americano Politico, é dar tempo de levar o anúncio do boicote ao Mobile World Congress, que será realizado a partir de 25/2 em Barcelona, na Espanha.

* Com informações do Washington Post


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Oi lança internet por fibra ótica com 400 Mega de velocidade

 Internet por fibra ótica é o coração da estratégia de negócios da Oi e já tem mais de 1 milhão de clientes no país

Anatel discute quais dados econômicos vão ser coletados das grandes operadoras

Consulta pública sobre os indicadores econômico-financeiros está aberta por 45 dias. 

Anatel afasta redutor de multas em sanções de obrigação de fazer

Provocada pela Telefônica, prevaleceu o entendimento indicado pela AGU de que o regulamento vigente da agência não permite o uso desse incentivo fora das sanções pecuniárias.

Anatel vai discutir uso dos espectros ociosos em consulta pública

Proposta de uso do White Spaces entre frequências outorgadas é cautelosa ao prever uso em áreas rurais e regiões remotas.  Ideia é permtir o uso secundário para telefonia e banda larga em áreas rurais e regiões remotas.




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G