NEGÓCIOS

CEO da Microsoft conclama adesão à Convenção Global contra guerras digitais

Ana Paula Lobo ... 12/02/2019 ... Convergência Digital

Ao fazer uma apresentação em evento da Microsoft Brasil sobre Inteligência Artificial em São Paulo, nesta terça-feira, 12/02, o CEO, Satya Nadella, enfatizou a necessidade de se ter responsabilidade no uso da tecnologia, que cada vez mais permeia todas as atividades produtivas e pessoais no mundo.

O executivo - que está na missão de democratizar a inteligência artificial, até porque, a IA se tornou o novo Windows da companhia, ou seja, é a prioridade máxima de negócios diante da pressão da concorrência do Google, Amazon e IBM - reforçou que cabe aos homens tirar o máximo proveito das máquinas para obter mais qualidade, produtividade e eficiência.

Nadella sinalizou que é preciso impor responsabilidade no uso da tecnologia e aqui, a segurança ganha destaque. Ele insistiu – uma vez que a Microsoft puxou o tema no ano passado – para a a necessidade de criação de uma Convenção semilar à de Genebra para a defesa cibernética e ‘guerras digitais’.

"A tecnologia tem de impulsionar a economia e a sociedade. O desafio para o mundo e para o Brasil é definir regras para delimitar as consequências do uso da Tecnologia. O Brasil está à frente ao ter a sua Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD, que entra em vigor em 2020). Precisamos desmistificar a tecnologia. Ela tem de estar inserida em tudo, mas respeitando as regras de privacidade e de confiança. Essa adesão global é imperativa", sustentou o CEO da Microsoft.

O posicionamento é relevante, uma vez que o Governo Bolsonaro, em mensagem ao Congresso Nacional, ressaltou que a Defesa Cibernética é prioridade e é candidata a ter um plano nacional, ainda a ser delineado. “Serão propostos subsídios para a elaboração da Norma Complementar de Requisitos Mínimos de Segurança da Informação para Dispositivos de Internet das Coisas (IoT). O tema é atual e consta da pauta de discussões entre os Ministérios e associações empresariais interessados nos aspectos comerciais e de fomento dessa nova tecnologia”, observou a mensagem do presidente da República.

Para medir o tamanho da oportunidade do uso da Inteligência Artificial, no Brasil, a Microsoft encomendou um estudo, conduzido pela Fundação Getúlio Vargas. A pesquisa investigou o impacto da introdução da IA em mercados-chave no Brasil – Agronegócio, Transporte e Comunicação, Óleo e Gás e Setor Público – que juntos representam 36,4% do PIB do País. O estudo revelou que a adoção de IA nestes setores pode impulsionar a taxa de crescimento do PIB em até 6,43% no acumulado de 15 anos.

Nadella anunciou ainda uma renovação da parceria entre Microsoft, SESI e SENAI para oferecer gratuitamente para estudantes dessas instituições treinamentos sobre IA. “Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem destes avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o SESI e o SENAI para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA contribuindo para capacita-los para os empregos do futuro”, concluiu o CEO.








Cloud Computing
Embratel: Ao definir preferência pela nuvem, governo agiliza transformação digital

Definição nas compras governamentais por cloud first transforma a contratação de serviço, pontua o gerente executivo de vendas de TI da Embratel, Odélio Horta Filho. Compras governamentais e o uso das novas tecnologias como IA, Machine Learning e IoT serão tema de debate no Brasscom TecFórum, em Brasília.

B2B compra mais tablets, mas vendas seguem em queda no Brasil

O setor corporativo comprou 127 mil unidades, um crescimento de 57% em relação a 2017. No total, em 2018, foram vendidos 3,640 milhões de unidades. Este ano, a previsão é de uma queda de 5% na comercialização dos dispositivos.

Uber vai usar Serpro para checar motoristas em tempo real

Uber contratou a ferramenta Datavalid que permite a verificação em tempo real de informações de automóveis e motoristas, com acesso aos dados das certeiras de habilitação e de registro de veículos.O valor do contrato não foi revelado.

Novo sistema de boletos reduz circulação de R$ 5,1 bilhões em dinheiro

A estimativa da Febraban é que, em 2019, 6,6 bilhões de boletos sejam registrados na Nova Plataforma - que permite o pagamento de boletos em bancos diferentes da emissão do documento - e mais de 25 bilhões de operações sejam realizadas.

Ingenico fabrica terminal Android para meio de pagamentos no Brasil

País é o segundo a contar com manufatura local do terminal, batizado de APOS A8, voltado para um checkout mais rápido e seguro. Os valores aportados na produção local não foram reveladas pela companhia.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G