TELECOM

Anatel arquiva queixa de controle cruzado entre Oi e Nextel

Luís Osvaldo Grossmann ... 15/02/2019 ... Convergência Digital

A Anatel arquivou o processo movido por uma denúncia do fundo Société Mondiale que reclamava de controle cruzado entre Oi e Nextel. Segundo a agência, a queixa, em meio à disputa de fundos de investimentos pelo controle da Oi, não se confirmou.

“O Société se baseou em informações equivocadas, tanto no que diz respeito à alegação de ausência de anuência prévia para a transferência de controle da Nextel, quanto ao que se refere a alegação de controle vedado, que se baseou numa expectativa de entrada do grupo Aurelius no controle da Oi e numa participação acionária deste na Nextel, que  foi supervenientemente alienada”, diz o conselheiro Aníbal Diniz ao relatar o caso.

Dias antes da assembleia de credores que votaria o plano de recuperação judicial da Oi, o fundo do empresário Nelson Tanure reclamou junto à Anatel que um dos rivais, o fundo Aurelius, não poderia sequer ter uma proposta de assumir o controle da supertele analisada pelos credores pois já estaria no controle de outra operadora no Brasil, a Nextel.

O Société pedia uma cautelar para afastar o Aurelius, que foi negada, mas o processo de apuração da denúncia seguiu em frente. Pouco mais de um ano depois, chegou ao Conselho Diretor da Anatel com a mencionada conclusão de que as informações eram “equivocadas”. Primeiro, porque o Aurelius não detinha os mencionados 16% da NII Holdings, dona da Nextel, mas 3,9%, insuficientes para caracterizar como controle. Além disso, o fundo vendeu todas as ações para a própria NII naquele mesmo dezembro de 2017.


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Dataprev contrata Claro por R$ 236 mil para ter fibra ótica no Rio de Janeiro

Contrato, publicado no Diário Oficial da União, prevê a interligação dos prédios do data center da estatal de TI no Rio de Janeiro à filial na mesma cidade, no bairro de Botafogo.

Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga

Ex-deputado Daniel Vilela vai presidir a Aliança Conecta Brasil F4, que nasce com apoio da Huawei, FiberX e da consultoria Teleco, mas quer novos associados. “Não existe economia digital sem infraestrutura”, afirma.

Consumidores: Banda larga é o serviço com menor satisfação, celular o melhor

Para a Anatel, como o padrão de consumo exige estar sempre online, percepção de qualidade é especialmente rigorosa com a conexão à internet.

Decreto da nova Lei de Telecom depende de acerto sobre renovação de frequências

“Entendemos que é melhor que a Lei também seja aplicada para os contratos vigentes e estamos tentando construir uma posição única de governo”, explica o secretário executivo do MCTIC, Julio Semeghini. 




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G