TELECOM

Governo acena com Decreto ou MP para evitar emendas à revisão do Marco de Telecom

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/02/2019 ... Convergência Digital

Ao menos no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações há uma disposição expressa pela aprovação o quanto antes do projeto de lei que mexe no marco regulatório das telecomunicações e abre caminho para o fim das concessões de telefonia.

Além das articulações em andamento com o Senado, o objetivo é unificar a defesa do PLC 79/16 como posição de governo. E para evitar que alguma emenda faça mudanças que obriguem um retorno da proposta à Câmara – há 16 delas em análise – o aceno é por ajustes posteriores, por decreto ou medida provisória.

“Nossa expectativa é que não se acate as emendas. É importante que não haja mudanças no projeto, mas outras complementações que possam dar a tranquilidade aos senadores e que não impeçam a votação e aprovação imediata. Agora não da mais para fazer alterações. Então é importante que a gente construa um aparato, ou através de decreto ou de medida provisória, para dúvidas que tenham ainda, se houver, em relação ao projeto”, defende o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini.

O projeto está na agenda de prioridades da pasta, conforme apontou Semeghini ao participar nesta terça, 19/2, do seminário Políticas de Telecomunicações, promovido pelo portal Teletime. Segundo ele, a articulação em curso passa por construir uma posição unificada dentro do governo também.

“É importante criarmos uma posição de governo. Por enquanto é uma posição do ministério. Mas o ministro Marcos Pontes já começou a construir com outros ministros uma posição de governo. Precisamos acertar com a Casa Civil, com a Economia. No Senado, já tivemos uma reunião com o presidente da CCT e já tivermos conversa e esta agendada uma reunião com o presidente do Senado para a gente preparar os eventos para esclarecer o projeto, tirar dúvidas sobre os pontos que estão sendo questionados”, diz Semeghini.

“É diferente estar no primeiro ano de mandato, abre mais possiblidade de construir. O governo, se aprovar esse projeto logo no início, tem quatro anos para implementar essas politicas de inclusão, de investimentos direcionados que são prioritários para o Brasil. Há uma oportunidade grande. E é importante a gente aproveitar antes que entrem esses temas mais polêmicos, como a Previdência ou o pacote de segurança”, completa.


Veja edição 12 da Revista Abranet - Assossiação Brasileira de Internet REVISTA ABRANET . 12
Especial 20 Anos de Internet no Brasil


Há 20 anos os provedores de Internet escrevem suas histórias no País. A trajetória não foi nada fácil. Houve decisões políticas e econômicas significativas. Infraestrutura, modelo de negócios e fidelização de clientes foram relevantes no passado e continuam sendo no presente. Ao longo de duas décadas, os ISPs tiveram de se reinventar diversas vezes para não deixar de existir.

Clique aqui para ver outras edições

Começa a valer cadastro que bloqueia telemarketing das teles

A partir deste 16/7, será possível inscrever números no cadastro ‘Não Me Perturbe’. Promessa da Anatel é que em 30 dias os inscritos não receberão mais chamadas promocionais das operadoras de telecom.

Imposto zero para IoT está na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara

Deputado Federal, Paulo Ganime (Novo/RJ), diz que o projeto de Lei 7656/2017, corrige uma distorção - a cobrança de FISTEL para os dispositivos IoT.

Governo autoriza aumento de capital da Telebras de R$ 1,17 bilhão

Montante é reflexo dos aportes autorizados em 2015, 2016, 2017 e 2018, quando a estatal estava ainda em acerto financeiro do satélite geoestacionário de defesa e comunicações. 

Comissão aprova prazo de seis meses para instalação de bloqueador de celular em presídios

Relator do projeto retirou o dispositivo que condicionava as novas outorgas de telecomunicação à instalação, ao custeio e à manutenção dos bloqueadores pelas prestadoras.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G