TELECOM

Teles e o PLC 79: Governo já prometeu apoio antes e nada aconteceu

Luís Osvaldo Grossmann ... 19/02/2019 ... Convergência Digital

Com nomes familiares ao mercado de telecomunicações, o ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações escala apoio total e articulações intensas para materializar a principal expectativa do setor: a aprovação do projeto de lei que mexe no marco regulatório e prepara o fim das concessões. Mas depois de dois anos infrutíferos nesse assunto, as teles parecem escaldadas.

“Não vejo muita diferença no que ouvi hoje do que já ouvimos há algum tempo de outros governos. O que me deixa aflita é que todos já ouvimos que o PLC 79/16 é importante, que ele tem que passar, que a gente tem que ter políticas que incentivem a banda larga, inclusão e transformação digital. Tudo isso já vimos. Mas não conseguimos avançar”, disparou a vice-presidente de assuntos corporativos da Telefônica, Camilla Tápias.

O tema foi um dos destaques do seminário Políticas de Telecomunicações, realizado nesta terça, 19/2, em Brasília, pelo portal Teletime. Logo antes, o mercado ouviu os secretários-executivo, Julio Semeghini, e de telecomunicações do MCTIC, Vitor Menezes, reforçarem que o projeto de lei com a revisão do marco legal do setor é a prioridade número um da pasta.

Menezes apontou que o governo “não tem exclusividade” na defesa do projeto. Mas reconheceu a importância de esclarecer aos não-familiarizados. “Houve muito sobe e desce na tramitação do projeto, mas houve especialmente muita desinformação e cabe a nós trazer luz sobre isso. Também queremos virar essa página. De um jeito ou de outro temos que resolver esse problema. E o PLC 79 endereça a questão, especialmente dos investimentos. Talvez não seja a melhor solução, mas não dá mais tempo de discutir uma nova”, disse o secretário.

A vice-presidente da Telefônica ressaltou a necessidade de convencimento, primeiro, das próprias autoridades. “Será que nós já convertidos não conseguimos converter quem tem a caneta na mão? É importante o apoio do Executivo para que o PLC passe no Legislativo. Exige um trabalho de convencimento de que esse projeto é prioritário. Sabemos que tem outros projetos importantes, previdência, pacote anticorrupção, mas logo em seguida viriam as telecomunicações, até porque é básico para tudo”, insistiu Camilla Tápias.


Internet Móvel 3G 4G
Crise econômica e alta nos preços travam a venda de smartphones no Brasil

Alta flutação do dólar, cenário macroeconômico e a ausência de novidades nos modelos em comercialização provocaram uma queda de 6,8% nas vendas no Brasil em 2018. Tendência de baixa segue para 2019, de acordo com a IDC Brasil.

Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

Painel Telebrasil 2019 anuncia temas das 24 sessões temáticas

Evento, que é o maior do setor de Telecomunicações, acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio, em Brasília. Ao todo, serão 24 sessões temáticas que vão abordar temas como capacitação digital, regulação responsiva, direitos de passagem e tributação para Internet das Coisas.

Teles fazem cadastramento para atualizar dados de clientes do celular pré-pago

O recadastramento dos usuários junto às operadoras começará nesta quinta-feira, 18/04, pelo DDD 62, alcançando progressivamente todo o País até agosto. Quem não fizer o recadastramento terá a sua linha bloqueada enquanto o cadastro não for atualizado.

Oi faz piloto de internet das coisas rural em 450 MHz

Rede integrada de sensores e dispositivos conecta uma das fazendas da trading Amaggi, em Mato Grosso. Segundo a Oi, faixa de 450 MHz "é fundamental para IoT no campo".

Para a Anatel, prêmio de acessibilidade inaugura regulação por incentivos

“Queremos mudar a ótica, promover competição por qualidade e uma ferramenta são os rankings. Agora acessibilidade, mas teremos no ano que vem de qualidade e atendimento”, diz o presidente da agência, Leonardo de Morais. A TIM foi a primeira colocada em ações de acessibilidade.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G