INTERNET

Wi-Fi vira ativo estratégico para receita de dados das operadoras

Por Roberta Prescott* ... 20/02/2019 ... Convergência Digital

As redes fixas são essenciais para o tráfego IP mundial. Ao analisar o offload de tráfego de redes móveis (celular) para redes fixas (Wi-Fi), o estudo Mobile Visual Networking Index (VNI) 2019, da Cisco, mostrou que, em 2017,  54% do tráfego móvel total de dados foi por offload. A previsão é de que, em 2022, o porcentual chegue a 59%. No Brasil o tráfego offload representará 51% da rede móvel em 2022, dois pontos porcentuais acima dos 49% em 2017.

Giuseppe Marrara, diretor de políticas públicas da Cisco, assinalou que hoje a maior parte do tráfego é fixo cabeado e fixo saindo do Wi-Fi. Em 2022, essa composição ficará um pouco mais balanceada, mundialmente, com 29,4% do tráfego IP saindo de conexão fixa cabeada; 28,1% de rede fixa Wi-Fi a partir de dispositivos móveis; 22,9% de rede fixa Wi-Fi para aparelhos que apenas se conectam por meio de Wi-Fi; e 19,6% de redes móveis. “O offload das redes móveis para Wi-Fi é fundamental. Metade do tráfego móvel hoje já sai pelo Wi-Fi e, em 2022, será 59%. Há de lembrar que 5G interage com Wi-Fi de maneira única, quase imperceptível e transparente”, destacou.

Mundialmente, em 2017, o offload de tráfego mensal (13 EB) excedeu o tráfego móvel/celular mensal (12 EB). O número de hotspots de Wi-Fi (incluindo residenciais) quadruplicará entre 2017 (124 milhões) e 2022 (549 milhões), sendo que, no Brasil, este crescimento no Brasil será de nove vezes, passando de 2 milhões em 2017 para 18 milhões em 2022. “O Wi-Fi é, atualmente, um atrativo comercial, mas ele terá papel fundamental de complementariedade para as operadoras e elas vão ter de investir nisto”, afirmou Marrara, ressaltando, novamente, a integração de 5G com Wi-Fi.

Com relação à velocidade do Wi-Fi, o VNI apontou que a média mundial mais que dobrará no período, saltando de 24,4 Mbps para 54,2 Mbps, mas o Brasil permanecerá  abaixo da média mundial, com 9,3 Mbps em 2017 e chegando a 16,3 Mbps em 2022, ano em que a média de velocidade no Wi-Fi no País será inferior que à obtida pelas redes de telefonia móvel (19,7 Mbps).


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 

CGI.br quer uso dos fundos de Telecom para garantir Internet na pandemia

Entidade recomenda a Executivo e Legislativo o uso de fundos setoriais para subsidiar a conectividade dos mais pobres, além de ampliação de infraestrutura e ações que facilitem a instalação de antenas de celular. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G